terça-feira, 2 de março de 2021

PodCrê: 2) Onde é que nós estávamos mesmo?


Há cerca de quase quatro anos, e incentivado (incitado?) pelo querido Rica Soares — excepcional cantautor brasuca —, experimentei enveredar por um caminho até então novo pra mim, o de entrevistador num programa de rádio sem rádio também conhecido como podcast — daí a brincadeira que acabou virando o nome do programa: PodCrê. A experiência foi divertidíssima, mas, por uma série de fatores — inclusive minha mudança pro Japão, que então estava em curso —, não foi além do piloto. De lá pra cá, muita água passou debaixo da ponte, e no meio dessa enxurrada fui carregado pela maré que me trouxe pra Terra do Sol Nascente, onde estabeleci morada há mais de três anos.

Entretanto, durante todo esse tempo nunca me esqueci do bendito programa... Não raro, pegava-me pensando em como voltar a ele; plantei algumas sementes que não chegaram a dar frutos, conversei com muitas pessoas, sondei aqui, sondei acolá, e eis que agora, FINALMENTE, depois de receber sinal verde da não menos querida Vanessa Curci, que resolveu saltar pra dentro do barco no meio do oceano e me ajudar a remar rumo ao porto seguro(?), senti-me preparado pra vir a público avisar que, depois desse looooooongo hiato, o programa vai voltar, agora completamente remodelado, explorando o que a tecnologia pode nos dar, provando que as distâncias estão cada vez menores.

Uma das novidades é que agora não se trata mais de um programa de entrevista musical (e de áudio), que, embora seja bom pra quem entrevista e pra quem é entrevistado, não reverbera pra muito além da bolha dentro da qual eu e meus demais companheiros cancionistas nos encontramos presos. Claro, continuaremos tratando de música, mas (agora com direito a vídeo) procuraremos explorar também outros assuntos, abordando temas que interessem a outras camadas da sociedade e que sejam os mais variados possíveis. Desde já, aviso aos leitores — e futuros espectadores — que aceitaremos sugestões de pauta, no intuito de torná-lo cada vez mais interessante e acessível.

Outro detalhe é que procuraremos tirar os entrevistados de sua zona de conforto, ou seja, nem sempre os temas abordados farão parte de suas competências profissionais. E pra que isso? Porque cada indivíduo é um ser pensante e também um cidadão, como tal, tem todo o direito de expressar seu ponto de vista sobre isso ou aquilo. Por exemplo: um músico pode falar sobre racismo, uma atriz pode falar sobre religião, um escritor pode falar sobre questões de gênero, uma pintora pode falar sobre a cultura do cancelamento, um cineasta pode falar sobre educação, uma poeta pode falar sobre o politicamente correto etc.

A primeira entrevista da nova temporada terá como convidados a educadora Rô Castelo e o cantautor Max Gonzaga e tratará do tema "Minorias: pensar representatividade" e estará disponível no canal a partir do dia 4 próximo às 19h. No final de cada programa, contaremos com um quadro de sonetos musicados, sempre referentes ao tema discutido. O primeiro deles será interpretado por Dimi Zumquê, que também o musicou. Abaixo, segue vídeo de divulgação:


Convido todos a que também se inscrevam no canal e compartilhem os vídeos (O link é este). Pra finalizar, compartilho novamente o programa que deu origem à série, ainda em 2017, no qual bati um papo com Rica Soares.


***

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário