quinta-feira, 19 de maio de 2016

Entrevistando: 10) Kana & Sander Mecca no Na minha Casa

O programa Na Minha Casa, de meu mano Adolar Marin, começou 2016 com o maior gás e já de cara trouxe dois artistas muito próximos a mim, Sander Mecca (parceirão, baita intérprete, visceral, "nervoso", enfim, total em cada nota; de quebra, também um inspirado, ainda que bissextamente, compositor) e Kana (minha japa do coração, charmosa, polivalente, toda empatia, cantora de timbre peculiar e compositora originalíssima). Portanto, eu não podia deixar a ocasião passar em branco, tinha que trazê-los pra cá, pra este espaço que, de uma forma ou de outra, se irmana com o projeto de Adolar.

Por falar nisso, antes de tratar dos convidados, preciso deixá-los a par de uma ou duas coisinhas em relação ao Na Minha Casa: é importante frisar que Adolar & equipe não ganham um centavo com o programa, fazem tudo na base do coração, por amor à causa da música independente. E olha que dá um trabalhão... Eu, que fui um dos entrevistados, sei bem a trabalheira que dá. Sem falar que Fernando Freitas, responsável pela direção geral, mora em Santos, daí que, toda semana em que há gravação, lá vem ele deixar pra trás a praia pra, com cara e coragem, dar conta de, sozinho, comandar duas câmeras, áudio e, depois de tudo, editar e finalizar o programa.

Esse preâmbulo foi pra deixar você, caro leitor, a par das dificuldades que tem quem se lança numa aventura dessas e convidá-lo a contribuir pra manutenção do programa. Explico: a equipe do Na Minha Casa (que conta ainda com Solange Rocco na direção de produção e Angela Cecato na cenografia) descobriu que dentro do site benfeitoria.com há o recorrente, que disponibiliza um serviço de arrecadação permanente, que possibilita que artistas que tenham um trabalho frequente o divulguem pra seu público e o convidem a tornar-se, digamos, parceiro do projeto. Visite o site (https://recorrente.benfeitoria.com/programanaminhacasa), e saiba um pouco mais a respeito da empreitada aqui:


Dado o recado, falemos dos artistas convidados: Sander Mecca, pra quem não sabe, num passado remoto conheceu a fama como integrante da banda juvenil Twister. Graças a Deus, superou o período sem aparentes sequelas. Hoje, tornou-se um intérprete de arrepiar, que ganhou até música inédita de Zeca Baleiro (em parceria com este modesto escriba). Aliás, Sander acaba de gravar um EP chamado Não-Estrutural, que conta com três parcerias de minha lavra (o rapaz tem sido generoso em emprestar o gogó pra dar o recado de meus versinhos) que você pode ouvir aqui.

Sander começou 2016 num pique de dar inveja. Até gravou um clipe de responsa da canção Dia de São Nunca, que conta com vocais de, novamente, Zeca Baleiro, que entrou duplamente no trabalho – como compositor e intérprete. Escrevi sobre o clipe e seu show de lançamento; como diz meu camarada e também blogueiro Paulinho das Frases, quiser ver, clique aqui (no link, disponibilizei, obviamente, o vídeo). Agora, Sander dará continuidade a seu trabalho e pretende, ainda este ano, transformar o EP em CD, o que possibilitará a seu público conhecer uma penca de grandes canções de compositores de primeiríssima. Aguardem.

A entrevistada do segundo programa do ano, Kana, não coincidentemente faz aniversário no 20 corrente, então o fato de eu trazer pra cá sua entrevista não deixa de ser um modo de presenteá-la; mas o presente se estende também aos leitores. Quem tem o hábito de passar por aqui e perder alguns minutinhos de sua atarefada vida com minhas escrevinhações já conhece um pouco do trabalho dessa japa de brasilidade ímpar, música nas veias e samba no pé, mas, se você caiu de paraquedas por aqui, basta clicar no nome dela pra saber mais.

Adianto apenas que Kana tem produzido bastante. Resgatou um velho projeto de jam sessions que tem apresentado sempre nos últimos sábados de cada mês no charmoso Empório Brasileiríssimo (rua Tutoia, 162, Vila Mariana, Sampa), tem escrito arranjos pra um repertório de bailes que devem ocorrer ainda este ano e, por último, mas não menos importante, anda compondo bastante, e com gente do primeiro time (entre os que coassinam as novas parcerias cito Carlos Careqa, Gabriel de Almeida PradoKleber Albuquerque, Marcio Policastro e Zeca Baleiro – só feras!), o que deve resultar num novo CD pra breve. Mas vou parar por aqui e deixar a bola com Adolar. Bora ver?




***

Curta as páginas dos artistas no facebook e fique por dentro das novidades: 

Na Minha Casa (aqui)

E, pra assistir aos demais programas, visite a página do youtube do Na Minha Casa (aqui).

***


Nenhum comentário:

Postar um comentário