domingo, 15 de dezembro de 2013

Grafite na Agulha: 14) Sylvio Caldas – O Silêncio do Cantor / Flamboyant

Muito bem, vamos com calma, que esta edição do Grafite na Agulha foi cheia de percalços – no sentido dificultoso da palavra. Pra chegarmos até aqui, houve muita pesquisa, muita dúvida, muita hesitação... Pra começo de conversa, meu querido e admirado Affonso Moraes, quando convidado por mim a escrever pra esta coluna, após alguns dias me respondeu negativamente, dizendo que havia pensado em escrever sobre um compacto (de 1953!), o que talvez destoasse das demais publicações etc. Eu, ao contrário do que talvez ele pudesse pensar, achei a ideia interessantíssima, pois aumentava o leque de possibilidades da coluna. Então, incentivei-o a não desistir.

Por fim, quando Affonso me enviou o texto, passei à etapa seguinte, que era justamente a de procurar na internet as canções do disco (no caso, compacto) pra disponibilizá-las aqui pra audição. Foi aí que começou minha via-crúcis. Fucei por todos os lugares, mas não obtive nem rastro das tais canções. E, quando isso acontece, só há uma saída: apelar pra meu camarada Alan Romero, jornalista carioca radicado em Portugal e expert em tais assuntos. Se ele não conseguir, posso estar certo de que ninguém conseguirá! E ele, após árdua pesquisa, por sua vez, respondeu-me que realmente não havia nem sinal dessas duas canções no universo virtual. Contudo, conseguira-as em formato mp3.

Portanto, gostaria de agradecer-lhe em público, pois, se não fosse por sua intervenção, teríamos um Grafite sem música(!). Isto posto, acrescento que tomei a decisão de alojar as benditas canções na tal nuvem de som por minha conta e (meu) risco, no intuito de que você, leitor/ouvinte, não ficasse sem a possibilidade de ouvi-las. Caso no futuro alguém venha reclamar, retiro-as da nuvem e devolvo-as ao limbo. É importante frisar outro detalhe interessante: encontrei na internet (e em capas de discos) a grafia do nome do homenageado desta coluna de três modos: Sylvio, Sílvio e Silvio. Como no texto de Affonso está com "y" (que é como foi originalmente grafado seu nome), mantive-o assim.

Pra terminar, antes de passarmos ao texto de Affonso, acrescento apenas que este se trata de um excelente compositor que lá no passado trocou a instabilidade da vida musical pela advocacia, sem, contudo, ter jamais deixado de compor. Hoje, já aposentado, voltou-se à paixão primeira e finalmente gravou seu primeiro (e excelente) disco. Sempre que falo dele fico um tanto nostálgico, pensando no quão sua vida poderia ter sido diferente se tivesse optado pela música, visto que no começo da década de 1970 já começava a despontar, vencendo alguns festivais inclusive. Dediquei-lhe um Ninguém me Conhece resumindo sua trajetória. Pra lê-lo, basta clicar em Affonso. Por ora, vamos ao texto:

Sylvio Caldas  O Silêncio do Cantor / Flamboyant
Por Affonso Moraes

Sylvio Caldas, pouco divulgado como cantautor (expressão, aliás, inexistente em sua época), já gravara uma das suas primeiras composições, Flor de Lótus, no longínquo 1930, quando tinha apoucados 22 anos, em parceria com o médico e pianista Alberto Ribeiro. Seu dúplice talento, como cantor e autor  quase sempre em parceria com Orestes Barbosa , é hoje reconhecido por todos os que amam a música popular brasileira.

Aqui, entretanto, quero lembrá-lo apenas como cantor, e dos maiores que tivemos, interpretando duas músicas de Joubert de Carvalho, igualmente médico e pianista. Mais conhecido por haver composto Taí  Pra Você Gostar de Mim e Maringá, sucessos nas vozes de Carmen Miranda e Carlos Galhardo, respectivamente, Joubert foi inspiradíssimo letrista e melodista. 

Affonso
E são desse grande mineiro as duas músicas que, em 1953, quando eu e minha família cultivávamos uma pequena plantação no então chamado Matão do Armour, na Estrada Velha de Campinas (hoje avenida Raymundo Pereira de Magalhães), ouvimos, meu irmão e eu, a bordo de um táxi, com indizíveis surpresa e satisfação. 

São elas: O Silêncio do Cantor, com letra de David Nasser, lado A do disco de 78 rpm nº 10.00.186, da Sínter, e, principalmente, Flamboyant, seu lado B, letra e música de Joubert. Os arranjos são de Lyrio Panicalli, paulista de Queluz, um dos grandes maestros da Era de Ouro da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Reproduzimos aqui as letras de ambas as músicas:

O SILÊNCIO DO CANTOR
Joubert de Carvalho  David Nasser

Quando eu deixar de cantar
Quando eu nunca mais gravar
Meus sambas, minhas canções
Quando calar na garganta
Esta voz que hoje canta
Para os vossos corações

Quando meu canto esquecido
For pássaro ferido
Que já não pode voar
Tu, só tu, meu violão,
Amigo na solidão,
Saberás me suportar

Iremos lembrar juntinhos
Eu e tu, ambos velhinhos,
Nossos fracassos de amor

Tu, só tu, madeira fria
Sentirás toda agonia

Do silêncio do cantor

FLAMBOYANT
Joubert de Carvalho


A viver festivamente
A alegria de um momento
No carmim lilás das flores
No tocar de leve o vento


Flamboyant, eu te contemplo
No bailar das tuas flores
No enfeitar a minha rua
Rua dos meus amores


Fl
amboyant a cair, a cair
A espalhar pétalas no chão
Flamboyant, teu destino é igual ao meu
A cantar o que vem do coração


***

Sylvio Caldas 
O Silêncio do Cantor / Flamboyant (1953 Sínter)

Lado A
1) O Silêncio do Cantor
    Joubert de Carvalho  David Nasser
Lado B
1) Flamboyant
    Joubert de Carvalho


***

Ouça o compacto na íntegra:


***

PS: Nosso camarada Adilson, do Arquivo Confraria do Chiado, visitou esta postagem e se animou a subir ao youtube as duas faixas do compacto, que ora aproveitei pra "roubar" e postar acima. Gratíssimo, Adilson!


***

10 comentários:

  1. Léo, grato a você e ao Alan Romero pelo enorme esforço em colocar em pauta o grande Sylvio Caldas. A propósito, o "Abraça, Mané" fez sucesso na segunda-feira passada, no Clube Caiubi. Quando você vai, finalmente, ouvir nossa música ? Abraços. Affonso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fonsão, quem agradece sou eu por sua contribuição. De coração.

      Sobre nossa parceria, é verdade, acabei não te ligando, mas o farei. Estou muito curioso.

      Abração,
      Léo.

      Excluir
  2. Prezado Affonso, foi um prazer garimpar estas gravações! Gratíssimo pela oportunidade de curtir estas pérolas do Sylvio Caldas.
    Léo, conte sempre comigo para as missões impossíveis!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Grande Alan! Você é o meu herói!

      Abraços agradecidos,
      Léo.

      Excluir
  3. Uau! Quanta boa emoção por aqui! Grato! E parabéns por revolverem coisas tão belas quanto relegadas. Abs;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, brou! Tô esperando sua colaboração também.

      Abraço,
      Léo.

      Excluir
  4. Bom dia pessoal!!! Vou disponibilizar o vídeo deste disco em 78Rpm em minha página Francisco Alves - Uma Época da Música Brasileira no Facebook! Abraço Adilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratíssimo, Adilson! Passarei lá pra conferir.

      Abraços,
      Léo.

      Excluir
  5. Taí o 78 Rpm rodando pessoal!!! Abraços Adilson
    http://youtu.be/JnUEfgxoTlY
    http://youtu.be/cYP-Vgv0s30

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adilson, meu caro! Agradecido!

      Já aproveitei pra trazê-las pra cá também.

      Abração,
      Léo.

      Excluir