segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Crônicas Desclassificadas: 172) Livro das respostas

Depois que percebi que todas as aves do mundo falam a mesma língua, notei que há algo errado com os humanos. Deus existe porque caso contrário alguns iriam perder a vida, poucos o emprego e muitos a vergonha. Aliás, se o Criador quisesse ser paparicado toda hora, Ele é que seria feito a nossa imagem e semelhança. A chuva é a única que sabe chorar com dignidade. Deve ser muito solitário ser sol. Se não houvesse o mar, o céu não saberia pentear suas nuvens. Quem pintou o vinho tinto foi Baco. Não, as ovelhas não são parentes das abelhas. Nosso planeta se chama Terra porque os peixes não dominaram o mundo. Dizem que Hitler, no inferno, cheira eternamente o pó de seus mortos. Inteligentes são os bandos, que voam no céu sem precisar de líderes. Não há trilhos por onde passam as estações do ano.

Os rios só são doces porque não têm consciência de que o mar é salgado. E vice-versa. Quando o sol sentir frio, não quero estar por perto. Os dias só são iguais quando as pessoas não mudam. A necessidade de barulho ensina a não pensar. No outono, as folhas não se suicidam, apenas creem na reencarnação. A tartaruga, discretamente, ri dos apressados. O ovo nasceu antes da galinha (segundo suas próprias convicções). Quem pergunta o que é o amor nunca saberá. O emprego mais estável que existe é o daquele cara que todos os dias apaga a luz quando anoitece e a acende quando amanhece. Em contrapartida, ele não folga nem tira férias. Quem estiver assim tão preocupado em saber o que vem depois da morte, tenho uma sugestão...

A diferença entre casa e lar depende de quem nela mora. O avião que nunca caiu é o meio de transporte mais seguro. O significado da vida só tem sentido enquanto a gente está vivo. O cachorro corre atrás do próprio rabo porque aprendeu com a rotação da Terra. Já esta gira ao redor de si mesma por puro ego. As horas são relativas; o tempo é absoluto (mas nem por isso fica se achando). As árvores escondem suas raízes por modéstia, algumas pessoas por constrangimento. O camelo consegue ser duplamente corcunda e, ainda assim, altivo. A fumaça da poluição é uma espécie de nuvem que não evoluiu. Sábias são as plantas, que se entendem em silêncio. A cinza já foi uma brasa, mora? Paixão de verdade é a das ondas, que nunca se cansam de cortejar a areia.

Se a lagarta passasse a vida se achando a coitadinha, jamais viraria borboleta. Os vulcões só existem pra que não nos esqueçamos de que paciência tem limite (e pra demonstrar que todo calmo tem seu dia de fúria). Ninguém nunca viu um gato morrer sete vezes. Quem fala demais é pra não ouvir falarem dele. Agradece-se ao feijão e ao arroz pela existência dos dois. Os homens deviam invejar as cores, que sabem viver em harmonia. E ainda tornam o mundo colorido. O cavalo se alimenta de grama porque não sabe ler a placa. Poucos têm o sangue frio da melancia ao ser esquartejados. A poesia é a mais útil das inutilidades. A lua concorda... mas sua opinião não conta muito, visto que chantageia os poetas.

Quando você crescer, vai ser gente grande (coitado, mal sabe o que o espera). Se os castelos de areia fossem inúteis, ninguém os construiria. Quer dizer, fora os poetas. Quem obrigou tanta gente a acordar cedo nunca deve ter acordado cedo. Deus não ajuda quem madruga, só que não espalham isso senão todo mundo ia ficar na cama até tarde. O limão pode ser azedo, mas ninguém nunca o chamou de laranja. A pobreza não é um estado de espírito, é um estado de sítio. Se alguém lhe responder o que você veio fazer neste mundo, não acredite. Poeta, Pablo Neruda é um nome lindo! Imagine que você poderia ter sido batizado de Eduardo Cunha, por exemplo. Os ingleses são pontuais porque não sabem o prazer que existe em deixar alguém plantado esperando.

Com uma única virtude perdida, um sujeito consegue manter muitos vícios. Não é porque os mortos não sentem dor que eu os vou invejar. Prefiro passar com minha dor. Beijos que matam valem uma vida. A ex-donzela só se arrepende do tempo perdido. A morte pode vir de cima ou de baixo, mas começa de dentro. Apesar da seda, o bicho-da-seda continua sendo um verme (se eu fosse um cara ignorante ia acrescentar: "Entendeu, ou quer que eu desenhe?"). Os suicidas são aqueles que creem na morte antes da vida. Não é todo mundo que encontra uma pedra no meio do caminho e faz dela um poema; a maioria só tropeça nela mesmo (e ainda tem que se dar por satisfeita por não ter sido uma casca de banana).

A eternidade tá aí, só não vê quem morre. O elefante deve ter suas razões pra temer o rato (viu?). São mais felizes as pessoas que sabem viver muitos anos em um só mês. O bom dos amores de verão é que são passageiros, não cobradores. Quem vive sem razão só a encontra quando morre. As rugas de uma rocha não a deixam mais debilitada. O atalho só te impede de aproveitar mais tempo do percurso. Quando os marcianos voltarem, saberemos se eles são mesmo verdes. As cidades mais tristes são aquelas onde as pessoas estão fingindo sempre felicidade. Guerra é um joguinho perigoso inventado por aqueles que não veem graça no sexo. Resposta é só uma pergunta vista por outro ângulo. O homem precisava ser um pouco maior pra conseguir enxergar sua insignificância.

Quem passa a vida buscando a felicidade não tem tempo de encontrá-la. Os tristes são felizes e não sabem. Quem não domina sua própria língua e acha que sabe outra é analfabeto em dois idiomas. Quando um coração bate muito, é sinal de que seu dono anda apanhando demais. O melhor perfume do mundo é o suor da mulher. Pra alguns poetas, o melhor é não saberem o que sua poesia pensa deles. O mau se revela pelo excesso de bondade que ostenta. Fodonas são as estrelas, que sabem brilhar no escuro. Quem tem todas as respostas não passa de um infeliz sem criatividade pra inventar novas perguntas. E que não sabe o valor da dúvida. As melhores respostas são aquelas que não carecem de perguntas. Sim, a esperança é a última que mor...

***

Inspirado no Libro de las preguntas, de Pablo Neruda, e dedicado a seu autor (in memoriam). Espero que ele, onde estiver, tenha ficado satisfeito com minhas respostas – caso contrário, tenho outras. 

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário