quarta-feira, 22 de junho de 2016

A Palavra É: 17) Geminianos


Pra todo intelectual que se preze, é de bom-tom começar um texto com uma citação de alguém famoso. Apesar de eu não ser intelectual (muito menos me prezar), como vou escrever esta crônica tratando de geminianos e sei que eles têm o ego nas alturas resolvi meter um "gêmeo" nas ideias e começar parafraseando Euclides da Cunha, que dizia que "o sertanejo é, antes de tudo, um forte". Assim, digo eu que o geminiano é, antes de tudo, um ególatra. E que, entre todos eles, os humildes são os piores, pois um geminiano vaidoso quer PROVAR COMO é o suprassumo da quintessência, já um geminiano humilde faz o impossível pra que terceiros PERCEBAM COMO ele é o suprassumo da quintessência. Resumindo: os geminianos seriam deverasmente intragáveis se não fossem... maravilhosos! Em minha humilde e sagitariana opinião.

O prefácio acima serve pra ilustrar o pedido de uma amiga... tchan tchan tchan tchan!!! ... geminiana! Explico: trata-se de minha professora de japonês, Sanae Yamaguchi, uma senhora a quem poderíamos chamar bela, recatada e do lar; obviamente japonesa, bem-casada, com filho crescido etc. e tal, mas que caiu na besteira de ler minha crônica anterior, que tratava do... morango (leia aqui). Após a sôfrega leitura, indagou-me ela sobre meus porquês, e eu lhe expliquei se tratar de uma coluna que me força a escrever quando não tenho assunto, tomando por base uma palavra qualquer que um/a amigo/a me venha a propor. Pra bom entendedor, um soneto é haicai, então suponho que os leitores já devam ter adivinhado que, quando ela soube disso, e eu lhe propus que escolhesse uma palavra, tascou à queima-roupa um... "geminianos".

Assim que, como sou metade homem e metade cavalo, só me restou abaixar as orelhas e obedecer, após meia dúzia de esporadas, e embora relinchando. Brincadeiras à parte, é hora de tratar deste que é, ao mesmo tempo, o melhor e o pior signo do zodíaco (depois de sagitário, por supuesto). E eu o conheço tanto que podia mesmo ganhar a vida escrevendo diariamente o horóscopo pra geminianos. Tenho uma vasta e enciclopédica relação com muitos dos indivíduos nascidos sob esse nocivo/benfazejo signo. Algumas poucas namoradas que me marcaram indelevelmente, alguns amigos casca-grossa com quem a relação ia do terraço do paraíso ao terceiro subsolo do inferno num piscar de olhos e, de quebra, uma esposa que escapou de ser geminiana por um dia (mas ficou com graves sequelas).

Afinal, quem são esses seres tão perturbadoramente especiais? Alguém saberia me explicar por que eles querem algo com unhas e dentes e, no segundo seguinte, quando conseguem o que queriam, abandonam o objeto de desejo como a um sapato velho? Todo geminiano tem um Jekyll e um Hyde convivendo de modo (praticamente) pacífico dentro de si. Ou seja, um não precisa sair pra que o outro entre; em outras palavras, poderíamos dizer tratar-se de um bipolar por convicção. Daí que você pode imaginar o sofrimento de um adolescente geminiano às vésperas de escolher pra qual carreira irá prestar vestibular. E, quatro anos depois, o desespero, às vésperas de receber o diploma, ao descobrir que não era aquela escolhida a que queria exercer.

Assim, se perguntarmos a um geminiano qual sua orientação sexual (ou, por exemplo, religiosa), veremos a nossa frente um ser completamente desorientado que, na dúvida, pode até responder ser assexuado (no caso da religião, ateu). Se bem que vai depender de uma série de inexplicáveis fatores externos e internos; se for o dia sim, ele terá dúvidas; se for no dia não, terá certeza de que não sabe a resposta. Mas, em geral, apesar disso (ou por isso mesmo), os seres de gêmeos costumam ser gênios – o foda é que, mesmo quando não são, acham que são. Daí, nesse caso, haja paciência pra suportar o/a mala. Sim, porque, como eles são sempre especiais (pro bem ou pro mal), você pode até não gostar deles, mas jamais conseguirá ignorá-los. Desmascaremos alguns ilustres geminianos (gênios ou malas... ou ambos), a quem citarei por ordem alfabética do primeiro nome (pra "queimar" dois parágrafos):

Ana Belén, Angelina Jolie, Anne Frank, Antônio Ermírio de Moraes, Ariano Suassuna, Arlete Salles, Arthur Conan Doyle, Bibi Ferreira, Bob Dylan, Boy George, Brooke Shields, Caio Blat, Camila Pitanga, Charles Aznavour, Charles Coburn, Chick Corea, Chico Buarque, Christopher Lee, Ciro Monteiro, Clint Eastwood, Cole Porter, Colin Farrel, Dalton Trevisan, Dante Alighieri, Dean Martin, Débora Bloch, Dolores Duran, Donald Trump, Edu Franco, Eduardo Moscovis, Élio Camalle, Epitácio Pessoa, Erasmo Carlos, Eric Hobsbawm, Ernesto "Che" Guevara, Errol Flynn, Federico García Lorca, Fernando Pessoa, Gene Wilder, Giovanni Boccaccio, Guinga, Helen Hunt, Helena Bonham Carter, Helena Tassara, Hélio de la Peña, Hugo Carvana, Isabella Rossellini, Ivan Lins, Ivete Sangalo, Jacques Cousteau, John F. Kennedy, John Wayne, Johnny Depp, Johnny Weissmuller, Jorge Furtado, José de Abreu, José Lins do Rego, Judy Garland, Kadu Moliterno, Laerte, Laurence Olivier...

... Lenny Kravitz, Liam Neeson, Linda Batista, Lionel Richie, Lis Rodrigues, Luhli, Luiz Carlos Miele, Luiza Brunet, Mag Raich (a humilde), Márcia Salomon, Marco Nanini, Marcos Mion, Marguerite Yourcenar, Maria Bethânia, Maria Fernanda Cândido, Marília Gabriela, Marquês de Sade, Maysa, Michael J. Fox, Miles Davis, Morgan Freeman, Naomi Campbell, Nelson Gonçalves, Nicole Kidman, Olga Savary, Osamu Dazai, Oswaldinho do Acordeon, Othon Bastos, Pe. Zezinho, Pancho Villa, Paul McCartney, Paul Gauguin, Paulo Gracindo, Pedro Alterio, Pedro Guerra, Prince, Rafael Alterio, Raúl Castro, Reginaldo Faria, Richard Wagner, Roberto Frejat, Rubens Barrichello (nenhum signo é perfeito), Salman Rushdie, Sergio Endrigo, Seu Jorge, Sidney Magal, Sílvio Caldas, Sivuca, Sônia Braga, Stan Laurel, Subcomandante Marcos, Tato Fischer, Thomas Mann, Tite, Toni Tornado, Vincent Price, Wanderléa, Wilson das Neves, Yasunari Kawabata e mais um mundaréu de gente que por acaso esqueci ou de propósito não citei.

Não sei exatamente se sinto pena ou inveja dos geminianos. Tenho, a propósito, um amigo de gêmeos que se acha (e talvez esteja mesmo) tão à frente de nosso tempo, que nem consegue conviver nele. No entanto, além dos geminianos há os anglicanos, os beltranos, os carcamanos, os decanos, os espartanos, os freudianos, os ginasianos, os hermanos (e o Los Hermanos), os insanos, os junguianos, os kafkianos, os levianos, os marcianos, os otomanos (e os outros manos), os puritanos, os quenianos, os romanos, os sagitarianos (que somos hors concours), os tiranos (e os que 'tão tirando), os uspianos (que são praticamente todos geminianos, mesmo quando não), os tiozinhos do Vaticano (apesar de Francisco), os xaropes (que nem pra essa rima servem), os zoroastrianos e toda a galera restante do zodíaco. Aquele abraço!

***

PS1: Peço a meus muitos amigos geminianos que relevem os exageros da prosa e perdoem o ar de troça. Afinal, admiro-os e amo-os mais que o recomendável (e aqui é o espaço onde hoje costumam pôr os "kkk" ou "rs").

PS2: Trilha sonora: Zizi Possi, Sentimental (de nosso geminiano-mor, Chico Buarque)



***

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu, Curcíssima! Melhor um textão que um textículo, né? rs

      Beijos,
      Léo.

      Excluir
    2. Adorei seu "texticulo"
      Além de curtir de montão seus textos,ainda me divirto com os comentes.Super rico, beijocas

      Excluir
    3. Hahaha! Valeu, queridona!

      Beijos,
      Léo.

      Excluir
  2. Excelente... não sou nenhum gênio....mas comigo ninguém morre de tédio!!! Grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivani, queridona, o geminiano, mesmo se não É gênio, TEM gênio. rs

      Beijo,
      Léo.

      Excluir
  3. Que demais! Parabéns! Como sempre...

    ResponderExcluir
  4. Hahaha!! Super Léo! "Um não precisa sair pra que o outro entre"... Como fica o gêmeos com ascendente em gêmeos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, cê comentou aqui também, né? rs

      Vou no face copiar o que escrevi e já volto. Peraí...

      Achei. Abre aspas: Aí já é formação de quadrilha. rsrs

      Fecha aspas.

      Beijo sagitariano,
      Léo.

      Excluir