terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Esquerda Volver: 12) Lenine e Jovem Pan, tudo a ver

Vira e mexe, trago pra cá algum texto que meu amigo Teju Franco (ex-Edu Franco) publica no facebook. Primeiro, porque entre os compositores chegados meus ele é um dos que mais têm familiaridade com a prosa escrita; segundo, porque sempre toca em temas relevantes e pertinentes; e, terceiro, porque sou admirador de sua verve, sua complexa linha de raciocínio e sua falta de receio de chutar o balde. E isso mesmo quando não concordo inteiramente com o que escreve, porque acho sempre salutar o diálogo, o debate, e suas escrevinhações dão margem pra tal. Por essas e outras, resolvi "raptar" sua prosa mais recente, desta feita tratando de entrevista que o mestre Lenine deu recentemente ao programa Morning Show, da Jovem Pan.

Antes de deixar a pelota rolar solta em seus pés, queria usar o espaço (que, aliás, é meu) pra defender um tiquim o velho Lenine. Mas, antes ainda, pra quem está boiando, preciso aclarar: na tal entrevista, o compositor pernambucano trata em determinado momento, quando instado pelo entrevistador, de sua frustração ante o governo de esquerda no Brasil, pelo qual, acrescenta ele, sentiu-se traído. Edu, aliás, Teju espinafra o autor de Paciência e perde a paciência com ele, como vocês lerão a seguir; e é aí que eu entro. Por causa de Teju, fui ver a tal da entrevista, e, embora não concorde com tudo o que disse Lenine, entendo e democraticamente respeito seu ponto de vista.

Lenine é um artista que "pastou" pra conseguir seu lugarzinho a sol, e hoje é um queridinho da Rede Globo, coisa que muitos de nós gostariam(os) de ser. Assim, ele meio que morde e assopra, sabedor de que em sua carreira ir da glória ao ostracismo é mais fácil do que crê nossa vã filosofia. Contudo, ainda foi corajoso ao dizer que não reconhece o governo que aí está; portanto, acho que Teju pegou pesado ao colocá-lo ao lado dos coxinhas. E no mais, pra encerrar meu pitaco, nós já somos grandinhos, superamos uma ditadura, e sabemos que um artista, por mais (ou menos) esclarecido que seja, é apenas mais um ser humano, com suas certezas, dúvidas e contradições. Por essas e outras, a opinião de um Lenine, um Chico, um Caetano, um Lobão e, por que não?, um Tavito não interfere no respeito que tenho pela obra desses mestres do cancioneiro brasuca. E, obviamente, não me faz mover um milímetro do que penso hoje a respeito desse imbróglio todo. Mas que me faz pensar, faz. Com a palavra, Teju:


Lenine e Jovem Pan, tudo a ver
Por Teju Franco

O grande cantor e compositor – e é mesmo –, não tão grande filósofo, Lenine perdeu a chance de calar a boca, mostrou sua imaturidade política atroz, outra presa fácil do discurso falso moralista, outro bocó de argola, caindo na esparrela da satanização sem pé nem cabeça da democracia do voto partidário, como se todo o mal da sociedade estivesse condensado na política; nas outras profissões, tudo uma maravilha, um exemplo de ética. Quantas vezes Lenine se apresentou na Globo?, a Globo é um exemplo de ética, né? A corrupção não existe na sociedade humana como um todo, só existe na política; o meio artístico, o meio das produções artísticas, são um exemplo de ética, o problema está só em Brasilia, né, Lenine? Arrumaram um cercado para a corrupção, o resto do mundo tá livre, o moralismo é meu pastor e nada me faltará, cobro do outro aquilo que não entrego e está tudo certo. Dê nome aos bois, Lenine, em vez de assumir esse discurso falso de moralismo nacional-socialista.

Que esquerda é essa que te traiu, diga quem é? O que tem contra DilmaLula e o governo de esquerda? Esse papinho burro de corrupção generalizada só leva a Temer e Alexandre de Moraes. O país tá sendo entregue aos estrangeiros bem agora, embaixo do seu nariz; toda e qualquer estrutura política e comercial humana pode ter corrupção, o ser humano é assim. O governo de esquerda olhou para o Brasil e para o brasileiro, ofereceu oportunidades às pessoas que nunca tiveram, ganhou quatro eleições devido a isso. Lenine, quando você diz que não reconhece o governo Dilma Rousseff, está passando por cima do voto, e em nome de quê, do moralismo? Você está dizendo que o que importa é o ser humano, então, vamos lá! Como vamos eleger pessoas através do voto sem partidos, todos podem se candidatar? Duzentos milhões de candidatos em potencial? Ou não seria através do voto a escolha do sistema que aboliu as siglas, seria assim como fez Temer? Você precisa explanar mais sua teoria política, que deve ser um tipo de anarquismo que não se sabe bem o que é, mas não tem corrupção – ele, esse anarquismo, só aceita homens beatificados.

Esqueçamos as siglas então, diga o que tem contra Dilma e Lula, pessoas, não partidos! Vamos lá, a injúria e a calúnia estão liberadas em tempos de fascismo; a moral e a anticorrupção nos deram a jurisprudência da calúnia, quem vai ser processado é o Haddad e não o [Marco AntonioVilla; vamos lá, Lenine, bote pra quebrar...

O governo de esquerda atendeu o povo de muitas maneiras, realizou revoluções sociais no país reconhecidas em todo o mundo, só você não viu, Carolina, sua TV sudestina só devia pegar a Globo. Agora vem com esse papinho de siglas, democracia sem voto e partido, moralismo sem pé nem cabeça; com sua pouca informação e seu lado coxine. Minha paciência está se esvaindo, estamos à beira de um tempo Alexandre de Moraes e neguinho falando merda sem se informar.

Lenine disse que se sentiu traído pelo governo de esquerda, deve ter sido pelos dois pedalinhos do Lula ou pelo tríplex da OAS de uma milha e meia. Ou será que foi por conta daquele sobrado suntuoso do Genoino, ou dos 100 mil reais que havia na conta do Dirceu (que tinha renda mensal menor que a do cantor), ou foi pela fortuna de Dilma Rousseff comprando salsichas a esmo por aí, ou será pelos 20 milhões de miseráveis que o governo de esquerda tirou da extrema pobreza, pela água e luz que levou ao Nordeste, pelo milhão de alunos da escola pública que ingressaram na universidade? Pode ter sido pelo aumento abusivo do salário mínimo...

Lenine, mais informação e menos opinião! Perdeu a chance de calar a boca numa hora tão critica, perigosa e delicada do país; estamos a um passo do autoritarismo, do estado policial que se instalou com esse falso moralismo anticorrupção, e esses juízes de araque visivelmente parciais... Olha quem essa conversa burra alçou ao poder! Vamos lá, diga aí, para você, Dilma Rousseff e Michel Temer têm o mesmo tamanho? Ah, mas ele era vice dela, dessas alianças com pessoas que não deviam... Sim, a vida tem dessas coisas, por mais que se tente evitar; por que mesmo que você aceita trabalhar para a Globo?

Tudo o que a esquerda, com seus inúmeros erros, alertou aconteceu, e você nada aprendeu; a única coisa que você mostrou é que tá boiando no xarope Dallagnol da Procuradoria da República, mas que serviu para aliviar a consciência dos milhares de músicos e artistas de direita que estão morrendo de vergonha intelectual ao ver a merda que apoiaram com essa Lava Farsa tucana, o desmonte de tudo o que havia no país, a entrega de nossas riquezas e soberania. É impressionante como a classe artística é desinformada, influenciável, por vezes hipócrita, cínica, dissimulada, elitista, classicista, rodinha cult à parisiense, coxinha e, acima de tudo, infantil... orientada pela Jovem PanLenine? E olha que os discursos estavam parelhos e bem consensuais entre você e eles.

Lenine Jovem Pan em nova versão: indignado apartidário contra tudo o que está aí, que, na pratica, já sabemos o que isso significa: contra tudo o que está aí significa contra aqueles que estão ali, aqueles de vermelhinho; os outros podem fazer o que quiserem, nem te ligo. O que vocês defendem na verdade é uma grande força-tarefa de direita de proporção nacional, para entregar os país à economia americana, coisa que está sendo feita nas fuças de todos sem protestos e indignação de ninguém. Enquanto você tá aí falando em pureza universal, país idílico em que não há corrupção, vasculhando os pedalinhos do Lula, 20 trilhões de dólares estão sendo entregues de mão beijada, o Brasil está proibido de explorar o pré-sal, outro dia dessa semana foram "seis Lava Jatos" para as teles; na verdade, seu estado de espirito e seu alto nível de informação política refletem o guru central da filosofia política que está por trás de você: William Bonner, este sim, para você, acima de qualquer suspeita.

Que saco pessoas que admiramos nos desapontarem dessa maneira...


***

PS1: Naturalmente, quando se mata a cobra, é de bom-tom mostrar o pau:


PS2: O texto de Teju foi originalmente publicado aqui.


***




12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Toninho! Você por acaso é o meu amigo Antoniocarlos? rs

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, mas como posso adivinhar? Toninhos há aos montes, assim como Josés... rs

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Toninho, só pra seu conhecimento, um detalhe importante: Lenine, apesar de também ser letrista, não é o autor da maioria das letras de suas canções. Os versos que você citou, por exemplo, são de Dudu Falcão. Ah, o letrista, sempre tão ignorado... rs

      Abraços,
      Léo.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas aí ficou subentendido que você se referia ao Lenine, né? Se não, seria como citar os versos da "Garota de Ipanema" e dizer: "Esse Tom é foda!" rs

      Abraço, meu mano sumido,
      Léo.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir