terça-feira, 16 de maio de 2017

Esquerda, Volver: 17) A esquerda Duvivier

Meu amigo Teju Franco apontou há alguns dias (aqui) certa guinada à direita nos discursos de Gregório Duvivier, humorista e – entre outras coisas – colunista da Folha de S.Paulo, sobretudo no que diz respeito a Lula. Eu, como admirador do moço, saí em sua defesa – embora ele não tenha me dado procuração pra tal – alegando que cada um é livre pra dar sua opinião e ninguém tem a obrigação de gostar de Lula – nem entre os que se dizem de esquerda. A crítica de Teju era fruto de uma entrevista que o rapaz concedera ao El País (leia aqui). Contudo, em sua mais recente crônica publicada na Folha (leia aqui), Duvivier pegou pesado com Lula, comparou-o a Moro, perdeu o humor e agiu – sem provas, mas com convicção – como se fosse um agente da PF (refiro-me à polícia federal, não ao prato feito). Daí, após ler a crônica, fui obrigado a concordar com Teju que o rapaz, no mínimo, anda perdendo a mão.

Ele pode até falar à vontade que a Lula lhe falte certa dose de ética – afinal, em política, atire a primeira pedra aquele que a tenha –, mas quando comenta acerca de suposto enriquecimento do ex-presidente levanta falso testemunho e presta um desserviço à sociedade e à própria esquerda da qual diz fazer parte. Afinal, se compararmos a "riqueza" de Lula com a da maioria dos políticos brasucas, podemos dizer que o ex-presidente não passa de um pé de chinelo. O problema aí talvez resida em sua origem nordestina (ou "humilde", como prefiram). Mas calhou que Teju voltou ao tema, e com mais competência que eu, então mais uma vez me utilizo de sua verve pra brindar meus leitores com um texto que pelo menos nos faz pensar nos porquês de a esquerda brasileira estar tão fragilizada.

Passou-me pela cabeça (pra encerrar minha participação): quererá Duvivier se lançar candidato pra disputar contra Huck? Fica a pergunta no ar. Com vocês, Teju, o Franco:


O problema de Duvivier não é a fortuna que nunca apareceu de Lula, é Lula ganhar mais do que ele
Por Teju Franco

O problema não é Lula ser rico – todo mundo já viu que não é –, o problema é ser mais rico que o burguês de Moema. 

O problema de Duvivier não é a fortuna de Lula que nunca apareceu após a maior investigação da história, após a maior caçada jurídica da história, o maior pente-fino da receita em cima de alguém no Brasil; o problema dos Duvivers é Lula ter mais dinheiro que eles, ser mais bem sucedido, estar acima.

Conversa boa com o Léo sobre as últimas do Duvivier produziu esta resposta a uma constatação minha e depois dele de que o humorista anda falando merda em momento perigosíssimo. Acho que há determinados momentos em que perdemos o direito de errar – o AI5, por exemplo –, e este em que se persegue Lula é um deles. Qualquer pessoa com perspicácia e maturidade sabe que se prenderem Lula, o homem mais popular e influente da esquerda, todos estaremos – como estivemos – nas mãos dos generais e sargentos e guardas da esquina. Duvivier não sabe disso, pra ele tudo é um grande show, uma vida de glamour em que ele desfila seu talento, que não é pouco.

Também é o momento em que você vê quem é quem; inteligente a gente sabe que ele é, então o que causa o engano? Quem discute a humanidade em razão do próprio ego e quem discute isso em razão de melhores condições da maioria – esse, na verdade, sempre foi o embate da esquerda caviar, outrora festiva, com Lula. Lula veio da fome, da vontade do pobre de poder melhorar de vida, veio pra botar feijão na mesa, trazer escola, casa; o outro veio pra crítica social pra fazer bonito, mostrar inteligência e cultura – até aí tudo bem.

O patrimônio de Lula já foi escancarado inúmeras vezes, é pífio para um homem da dimensão dele; o filho dele tá longe de ser mega qualquer coisa, quem fala isso não conhece números empresariais. Lula não é rico, nem milionário, é só ter bom senso e ver a vida que ele leva. Lula esconde uma fortuna por aí e não usa? Pra que serve uma fortuna que não se usa, luxo que não se vive, propriedade onde não se dorme? Claro que uma pessoa que foi presidente duas vezes tem grana – é o topo do topo do serviço público, caralho!!! Um homem famoso no mundo todo como Lula cobra alto por palestra, – e deve, claro que fez por merecer, o cara é um mito como Mandela. Mandela achava isso, a burguesia cult da Vila Madalena não acha, mas não pode, ele não pode, ele é analfabeto, nordestino.

Como assim ele ser mais que todo mundo, mais que o burguês dos Jardins e de Moema, mais que o humorista cult? Não pode isso, um milhão que Lula ganhe trabalhando, e vamos supor que tivesse comprado algo: a suposta aquisição do tal tríplex soa como um grande crime, ganância, fortuna... Um milhão e meio, fortuna? Oooi??? Quinze milhões de euros de Serra ou FHC de origem não definida em contas na Suíça não soa nada. FHC é diferente do Lula, ele estudou nas mesmas escolas que eu e meus filhos. Duvivier endossa a tese que a Globo repetiu até colar de que Lula é milionário, Lula não é milionário, mas ganha muito mais que o Duvivier; como bom filho estudado da burguesia, Duvivier não perdoa isso, então Lula vira rico, mas esse rico não é bem rico, tá mais pra "é mais rico do que eu", mais bem-sucedido, acima, não devia. Lula podia ter sido presidente da república duas vezes, o melhor que tivemos, mas tinha que continuar morando numa casinha em São Bernardo num bairro simples; Lula não pode subir na vida, pobre não pode subir na vida no Brasil, não pega bem, não é bem-visto, não orna, é como pobre em avião...

Isso o esquerda cult não tolera, não pode isso.Vários amigos inteligentes de quem gosto vieram me interpelar indignados por eu ter rebatido Duvivier, mas nenhum deles fica nem um pouco indignado quando um cara como ele desce o sarrafo em Lula. Curioso, né?, falar de Lula é meio norma. Afinal, Lula não fez quase nada pelos brasileiros, já Duvivier...

***

Oi, gente, sou eu de novo, o Léo. Passei só pra frisar que o texto acima representa a opinião de seu autor e que, apesar de eu concordar com grande parte dele, trouxe-o pra cá mais pra incentivar o debate que pra simplesmente corroborar. Esquerdistas do Brasil, uni-vos!

***

PS: O texto de Teju foi originalmente publicado aqui.

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário