quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Trinca de Copas: 2) Dose tripla de Sonekka

Meu parceiro Sonekka é uma espécie de Mr. Hyde de um tal de Osmar Lazarini, bem-sucedido profissional do ramo da informática. Dizem que de dia ele é Osmar e de noite se metamorfoseia em Sonekka. Como raras vezes o vejo sob a luz do sol, posso dizer que Osmar me é praticamente um ilustre desconhecido. Contudo, acho que tampouco conheço (na ampla concepção da palavra) Sonekka. Mesmo porque ambos não são daqueles que se deixam conhecer facilmente. E olha que sou do tipo com quem as pessoas geralmente se abrem. Mas com Sonekka/Osmar falhei vergonhosamente.

Soube esta semana que Osmar está passando por, não diria momentos difíceis, chamaria antes fase de transição, o que me motivou a escrever estas linhas, que pretendem lançar um olhar sob prisma distinto do texto que lhe escrevi anteriormente (O Imprevisível Sonekka). Como os dois dividem o mesmo quarto/corpo, vou tratá-lo por Sonekka (questão de afinidade).

O Deus das coincidências tem um senso de humor muito peculiar. Há quem veja nisso um sinal, mas chega a ser engraçado que num dia Osmar sofra uma decepção profissional e no seguinte Sonekka (& cia. caiubista ltda.) brilhe por vez primeira na Folha de São Paulo, mais especificamente na Ilustrada, pela generosa pena do jornalista Mário Moreira. Aliás, já era tempo de um veículo como a Folha se render à importância do Caiubi no cenário musical brasileiro. Espero que seja a primeira de muitas matérias (leia-a aqui).

Aliás, é impossível falar de Sonekka sem falar de Caiubi (e vice-versa), pois as histórias de ambos se misturam e confundem. Um deve muito ao outro. Da mesma forma que a carreira de Sonekka deu um grande salto depois do Caiubi, este, por sua vez, solidificou-se como um movimento musical incontestável (inclusive pra além das fronteiras nacionais) graças, em grande parte, aos multisserviços de Sonekka (amparado, claro, pela experiência de Osmar), que, de acordo com a necessidade, fazia as vezes de goleiro, zagueiro, meio-campista e atacante (até mesmo de técnico).

Mas este Hércules, nos intervalos de seus tantos trabalhos, também sofre de carência. E, como não aprendeu a pedir colo, desabafa fazendo molecagens, gerando polêmicas, tomando porres com os amigos noctívagos e, e por que não?, fazendo uma ou outra canção.

Sonekka é um homem de senso coletivo. Onde quer que brote uma sementinha da música autoral, lá estará ele, como um embaixador do Caiubi, marcando presença. E, mesmo que esteja sofrendo, sempre trará um sorriso maroto no rosto, como se fosse uma máscara.

Como disse antes, não posso afirmar que o conheço a fundo, porém, como o tenho perto, seja no real ou no virtual, acabo lhe pescando certos desabafos que vou transformando em versos, alguns dos quais ele próprio transforma em canções. O difícil é fazer que ele as cante, visto ter um número grande de parceiros e maior ainda de canções.

Escolhi três que acho que servem como uma pequena reflexão em três atos sobre o que creio haver captado de seu pensamento. Se me equivoquei, o fato de ele as ter musicado me avaliza. Antes de terminar, um detalhe: pensei em incluir este texto na coluna Os Manos e as Minas, porém, como queria ilustrá-lo com canções, lembrei-me da empoeirada Trinca de Copas e optei por postá-lo aqui mesmo.

Sonekka, aproveite o momento pra refrescar a cuca e compor nova safra de canções. Na pior das hipóteses, sempre haverá a oferta de Vlado (piada interna m-musgueira).

1) GUERREIRO HIGH-TECH

Em março de 2009, após receber um e-mail seu falando de estresse, excesso de trabalho etc., fiz a letra abaixo, que pouco tempo depois ganhou melodia dele:

GUERREIRO HIGH-TECH



No escuro de um riso amarelo

Meu pranto escondido tateia

Como ondas banhando um castelo
Que eu já nem sei mais se é de areia

Nas noites sem fim do meu dia
Eu rego essa dor companheira
E, enquanto ela me acaricia,
Eu tapo o vazio com a peneira

Sempre quando acordo cedo
Quero dormir mais um minuto
Mas luto contra o próprio medo
E, porque tenho medo, eu luto

Eu sou um guerreiro high-tech
Montado num louco moinho
Empunho um cartão e um cheque
E assim vou abrindo caminhos

Também vou abrindo janelas
Clicando uma tecla qualquer
E, quando essa dor se rebela,
Eu ponho mais fel no café

Escondo o tapete embaixo da sujeira
E, em vez de rezar ou soltar um palavrão, 

Eu lembro que a vida é vã e passageira
E aí nessa hora é que eu pego o violão

***

2) A FORÇA DENTRO DA FRAQUEZA

Em setembro de 2010 Sonekka teve a perda irreparável do pai. Tentei me colocar em seu lugar e saiu:

A FORÇA DENTRO DA FRAQUEZA

Velho,
Será que do seu novo lar você me escuta?

Pra eu te dizer todas as coisas que não disse

Te perguntar se, no final, vale a labuta

Se tem um Deus aí ou tudo é só tolice

Velho,
Quisera eu girar o mundo ao contrário
Como se fosse um super-homem de verdade
Fazer voltar as folhas do meu calendário
Praqueles anos em que eu não tinha saudade

Ô, velho,
Me diz agora, quando eu me sentar à mesa,
Como é que eu vou passar certeza pros meus filhos
Onde eu encontro a força dentro da fraqueza
Pra onde vai o trem depois do fim dos trilhos

Velho,
Sei que eu também um dia faço essa viagem
Eu só queria ao menos que você soubesse
Que vou pensar muito em você pra ter coragem
Enquanto aprendo, só, como é que se envelhece

***

3) VOLTANDO PRA MIM

Esta é a mais recente, feita ontem, após os acontecimentos acima relatados. Sonekka gravou-a de prima. Portanto, relevem as intempéries musicais:

VOLTANDO PRA MIM

Não era pra tantos
Não era pra Santos
Nem pra satanás
Sufoquei a calma
E roubei da alma
Seus restos mortais

Mas quando é a hora
Do aqui e do agora
Não tem pro amanhã
Cansei de sopapos
E de engolir sapos
No café da manhã

Tudo o que eu já fiz repetiria
Mas, eu sei, mais dia menos dia
Esses dias tinham que ter fim
Hoje eu meto o violão no saco
E me recomponho caco a caco
Que é pra eu poder voltar pra mim

Não sei guardar mágoa
Nem digo: "essa água
Não mais beberei"
Eu só me permito
Sorver meus conflitos
Em taça de rei

Ralei qual formiga
Cimentei a viga
Pus em cima um lar
No murro, na marra,
Agora a cigarra
Vai ter que cantar

Tudo o que eu já fiz repetiria...


***

26 comentários:

  1. São nesses momentos em que eu me encho de orgulho por ter um primo como o Léo; uma pessoa capaz de exercer sua sensibilidade em favor do bem coletivo. Não conheço o Sonekka, mas pelo pouco que vi e ouvi já notei o seu caráter essencial para o bem coletivo no mundo da música. Portanto, encaremos os vazios temporários em nossas vidas pragmáticas como mares de oportunidades! Certamente, a continuidade do trabalho autoral que vem sendo realizado não permitirá que faltem o pão e o vinho na mesa de vocês. Aos dois, meus parabéns e votos de muita coragem para seguirem ainda mais adiante. Abraço,
    Aurinha.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Léo Nogueira, muito prazer!
    O Caiubi é muito gostado por todos quanto a ele pertencem e, indiretamente, esse gostar é, também, dirigido ao batalhador e talentoso Sonekka!
    Imagino a sua luta para manter o clube em ação e em constante crescimento, imagino o amor e a dedicação necessárias,para não deixar a "peteca" cair.
    Esse seu depoimento permite que muitos conheçam um pouco mais do abnegado Sonekka e com certeza, nos deixa torcendo ainda mais por seu sucesso artístico e pessoal.
    Um grande abraço para você e para esse seu valoroso e sensível parceiro!
    Paulinho Natureza

    ResponderExcluir
  3. O Caiubi e algumas pessoas se fundem. O Sonekka é uma dessas figuras. As dificuldades, tristezas, satisfações, enfim... tudo faz parte da vida. O importante é o arranjo e a atuação de cada particularidade e personagem em direção una. Parece conversa mole, mas não é. Com o Caiubi está acontecendo isso. As particularidades e personagens estão trabalhando corretamente (com todas as suas características), fazendo com que o Caiubi, seus pares e ideais, evolua sempre positivamente. O Sonekka faz com maestria a parte dele, criando muito, segurando o astral da turma e trabalhando o próprio astral. Leo, seu papel é também muito importante, cara. Parabéns por retratar de forma bem talentos a alma de muitos.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Caro Léo, seu depoimento emociona, também não tenho o prazer de conhecer pessoalmente o nosso Sonekka, mas a sua batalha e perseverança é sentida e admirada por todos nós que fazemos parte do Caiubi. O Sonekka está passando por momento difíceis? Imagina o que vem por aí. A volta por cima é certa. Aguardem.
    Marco Aurélio Nascimento

    ResponderExcluir
  6. Olá, queridos! Vamos por partes:

    1) Cava, então, você é "o cara"!

    2)Minha primorosa Aurinha, essas palavras, vindas de uma pessoa tão crítica como você, me enchem de alegria e ganham um peso maior do que as palavras em si. Sim, que o pão e o vinho não nos faltem, nem o privilégio de sua (rara) companhia.

    3) Paulinho Natureza, de minha parte só tenho a agradecer por suas gentis palavras. Gratíssimo.

    4) Paulo Faraco, meu caro, creio que cada um de nós tem sua importância nessa complexa engrenagem. Obviamente você está incluído nela.

    5) Ana Paula, essa questão da dor é por demais complicada pra eu dar uma simples resposta aqui. Concordo com você em parte, mas acho que qualquer hora dessas poderemos pessoalmente dissertar mais acerca dela.

    Agradeço a todos.

    Grande abraço do
    Léo.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Marco Aurélio! Enquanto escrevia meu depoimento, você postou o seu, e só agora vi. Mas, sim, sim, a volta por cima já está a caminho! E a matéria da Folha faz parte dela.

    Abração do
    Léo.

    ResponderExcluir
  8. Queridos, a demissao foi um aliviao, mas q da um medão isso da.
    Tava faltando um tempo pra mim, pra sarar de um ano nada bom. Acredito q isso fecha um ciclo e tudo vai caminhar nos trilhis daqui pra frente.
    Obrigado pela visita e as palavras de carinho e obrigado ao Leo por mais essa .
    Sonekka

    ResponderExcluir
  9. Léo, que a tua essência de poeta, letrista, ser humano sensível e amigo leal possa se eternizar nessa homenagem ao Sonekka. Pude olhar dentro dos olhos desse meu parceiro querido, duas vezes...Tive a felicidade de conhecê-lo pessoalmente e poder abraçá-lo, ficou em mim um "não sei o que" de amor por ele e por tudo que representa (Sonekaa, Caiubi e o todo)Espero que nosso parceirito chore por tudo que está doendo agora e gargalhe muito também, porque a dor passa, o amor permanece!
    Luciane Lopes
    http://clubecaiubi.ning.com/profile/LucianeLopes

    ResponderExcluir
  10. Léo Nogueira, o Poeta que me presenteou com algumas das letras mais belas que já cantei, tais como "Esse", em parceria com Élio Camalle, e "Mala sem alça", dele com Sonekka, tem um poder que poucos têm: me deixar sem palavras. Logo eu, que segundo ele próprio, sou uma hábil esgrimista da palavra...
    Não há mais o que dizer por dois motivos: porque Léo já disse tudo e porque o Sonmekka que mora no coração de todos nós não se traduz em vãs palavras... Léo conseguiu porque foi pescá-las, garimpá-las, preciosíssimas, no infinito da criatividade emocional (a única que vale a pena). Mas ser genial duas vezes, na mesma tarefa, é impossível. Assim, não direi muito mais do que... SONEKKA, EU TE AMO!!! NÓS TODOS TE AMAMOS!!! É UMA SORTE SER SUA AMIGA E SUA PARCEIRA... Olorum o abençoe e faça feliz. Axé!

    ResponderExcluir
  11. Léo, músicas muito bem escolhidas. E texto certeiro. Agora segura o cara! Zé Edu

    ResponderExcluir
  12. Sabe Léo, nossa identidade começa pelo LÉO, nome de meu querido filho. Aliás, nome que lhe trouxe alguns dissabores na infância, não pelo nome, mas o complemento de família, o Crespo. Leo Crespo. Leo de leão e Crespo de cabelo. Sei que pra ti não precisaria de qualquer explicação, mais vale pela continuidade da identidade. Teu texto tem a força e o CRESPO da juba do leão.
    Quando você fala de um parcemigo tens a força que o teu nome não nega. Beleza, destreza, emoção. No caso do Sonekka, o carinho está sempre adiante de cada palavra. É por isto que me emociono a cada palavra, cada frase.
    Sonekka merece teu texto, merece o nosso carinho.
    O que me cativou e me fez aproximar do Sonekkita foi seu humor, sua alegria de viver o que faz. O respeito que tem pelas pessoas, sua crença no ser humano. Suas composições, suas melodias são a expressão dessa alegria de viver.
    Conflitos pessoais! Quem não os tem? Com uma ressalva apenas, para alguns esmagam, é lenha na fogueira. Outros como Sonekkita se temperam e retemperam é ferro e outros substratos transformando-se em aço.
    Abraços coracionais
    Rolan Crespo

    ResponderExcluir
  13. Caros caiubistas: Emocionante senti-los em tão bela declaração pública de amor entre si. Sabia desse sentimento através de lindas canções, assim, fora das "quatro-paredes" caiubistas - é a primeira. Não é supresa para ninguém que o Prêmio Caiubi 2011 de melhor compositor seja para Sonekka, e o de melhor letrista a Léo Nogueira. Fazer da música um estandarte para cantar a vida na tristeza ou na alegria, é talento para poucos. Simplesmente, autênticos. É um mérito de ambos, que seus parceiros musicais e amigos de verdade reconhecem. Não sou caiubista, mas uma espécie de soldado raso que cava trincheiras jornalísticas para informar que o Clube Caiubi tem profissionais valorosos que jamais se abaterão por um revés na luta cotidiana pela sobrevivência digna. O tempo, o amor e a música curam a dor. Uma admiradora incondicinal de vossos talentos musicais e humanísticos.

    ResponderExcluir
  14. Mano Léo, você sabe dizer pela gente o que diríamos ao mano Sonekka! Parabéns a ambos por parcerias tão sensíveis! E viva a vida! E vivam as cigarras! Abs;

    Álvaro

    ResponderExcluir
  15. O Sonekka é o bicho. Ele é meu mamigo. O Sonekka é o cara. Eu sempre voto nele. Pronto. Confessei.

    ResponderExcluir
  16. Queridos Sonekka, Luciane, LHC, Zé Edu, Rolan, Anônima, Álvaro e Rolim:

    Tô na correria aqui por causa do trabalho, mas me senti afagado por tanto carinho da parte de todos. Só quero acrescentar que a coisa que mais me aproxima do Sonekka é esse amor pelo coletivo.

    Beijos do
    Léo.

    ResponderExcluir
  17. Não canso de voltar aqui e ler. Porque aqui estimula-me o neo-cortex cerebral, conhecem?
    É quando deixamos de lado o arqueo-cortex de onde vem os impulsos animais. A Dor fica ali no arqueo, mas a generosidade, a bondade, a admiração, a amizade, o amor, são coisas desse cerebro novo que quanto mais exercitado menos dor sente diante da vida.
    A dor varia de pessoa pra pessoa por conta disso. Sim, eu exercito a minha integridade, meu perdão, minha humildade, todos os dias, até quando aparentemente estou passando uma imagem de soberba...impressões são impressões.
    A gente dissipa via Caiubi a tolerância entre todos, o que canta bem se dilua no que canta mal, o que escreve melhor vai liberando frases e rimas aos que ainda só tem vontade. A gente planta relacionamento pra colher resultado.
    Eu agradeço todas as palavras amigas e sinto essa torcida pra que eu saia do buraco( em que nunca estive) vou temperando a vida e sou conduzido por mãos invisíveis que fazem passar exatamente por aquilo que quero, preciso ou dependo.
    Assim...encarnação após encarnação, até chegar minha vez de nascer com meus sonhos moldados.

    ResponderExcluir
  18. Ser demitido por um dono de jornal era o traço biográfico que faltava pra fazer do Sonekka uma figura invejável. Talentoso, generoso, amigo, criativo e inventivo, agora podemos provar também que ele tem ótimo caráter: desagradar um dono de jornal comprova que o sujeito é honesto e decente. Espero que a música tenha vencido a queda de braço e que o Osmar se aposente e se sente na platéia pra aplaudir o sucesso do Sonekka !!!

    ResponderExcluir
  19. Que mais eu tenho pra falar sobre esses dois? O Leozinho com essa sensibilidade prara colocar em palavras muito do que eu gostaria de dizer, sou fã desde que conheci. Quanto ao Sonekka, posso dizer que o admiro desde que nos conhecemos por letrinhas e mais ainda pessoalmente, sei como é essa fase de metamorfose, a insegurança que dá, mas tenho a certeza de que esse moço tem toda a capacidade do mundo para trilhar caminhos cada vez mais altos. Como boa tímida, não sou de falar o que vai aqui dentro, mas posso dizer que torço a cada dia pra que o Sonekka consiga atingir tudo o que ele tem capacidade de fazer, que não é pouco!!!

    Beijão enooooorme!

    ResponderExcluir
  20. Sonk, Alexandre, Lulu:

    Belas palavras!Que mais fazer além de agradecer?

    Abraços gerais do
    Léo.

    ResponderExcluir
  21. Vou dizer só duas coisas:
    1 - O Sonekka é o máximo! O Osmar pode ser ótimo (quase não o conheço), mas o Sonekka é o cara.
    2 - Você me emocionou!
    Um beijão,
    Danny.

    ResponderExcluir
  22. Só agora parei pra ler o comentário do Sonekka. Acho que vou emoldurar e pendurar em algum canto da minha casa... :)))

    ResponderExcluir
  23. Valeu, Danny! Seus comentários são sempre um colírio pros olhos da alma.

    Beijão do
    Léo.

    ResponderExcluir
  24. Concordo plenamente com Fernando, os dois sao pessoas capazes de exercerem a sensibilidade em favor do bem coletivo".

    ResponderExcluir
  25. Valeu, Célia!

    Pra isso estamos aqui!

    Beijão do
    Léo.

    ResponderExcluir