quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Crônicas Classificadas: 43) A desinformação midiática deforma o brasileiro

Há alguns meses, escrevi um texto chamado O PT errou, que mereceu longa resposta de meu amigo Roney Giah, que acabei, democraticamente, publicando também por aqui (o link pra lê-lo é este). Tal diálogo gerou muitos comentários, e calhou de outro amigo se sentir motivado a escrever, por sua vez, uma resposta à resposta de Roney. Seu nome: Edu Franco. Pra ser bem sincero, essa resposta de Edu tá guardadinha aqui em meus arquivos já faz uns meses, mas, sempre quando eu pensava em publicá-la, algum assunto urgente (ou mesmo a falta de tempo) me impedia de fazê-lo. Esta semana, contudo, após os acontecimentos políticos cobertos com a tendenciosidade de sempre, acho que o texto de Edu chega em boa hora. Como em relação ao texto de Roney, antecipo que a responsabilidade pelas palavras abaixo é totalmente de Edu, que, no mais, não costuma fugir de um bom debate. Ao texto, pois:


A desinformação midiática deforma o brasileiro
Por Edu Franco

Li um texto do meu amigo Roney que carece de correção em vários números e informações irreais, provavelmente jogados na base do chute. É recheado de números que não correspondem à realidade, números que, como gastos públicos e investimentos, saem do orçamento da União, são fiscalizados e autorizados por todos, constam no banco de dados oficiais das várias casas e instituições, câmara e senado, IBGE, TCU.


Já começamos com uma afirmação completamente sem âncora na realidade e na matemática da Lava Jato, que vou transcrever:

Nessa teoria, em que momento que pegar uns milhões pra conta pessoal é aplicada? Seria um Robin Hood com crise de identidade? Tipo 'vamos roubar uns 20 bilhões da Petrobras, mas é pela boa causa do projeto de poder do partido. Mas de repente podemos também pegar alguns milhões pra nossas contas pessoais... que mal teria isso?' Muito curiosa essa linha lógica.

Roney, quem dos petistas roubou 20 bilhões da Petrobras? De onde você tirou esse número absurdo; acharam 20 bi nas contas de algum petista? Você sabia que até agora o que de fato se constatou em desvios são 6,5 bilhões, o resto é especulação ainda? Você sabia por acaso que, de 49 indiciados na Lava Jato, apenas seis são do PT? Como atribuir então a Lava Jato a petistas apenas; isso é má-fé ou ignorância? Em que isso foi usado ou criado pelo partido como projeto de poder? Doações eleitorais até a eleição passada eram legais e todos os partidos receberam; onde está o roubo para o projeto de poder do PT? Sua opinião é a do Moro – doação para o PT é roubo, para o PSDB é dinheiro santo, bento pelo Vaticano e doado por generosidade das empresas?

Você não sabe que as empreiteiras da Lava Jato fizeram doações a todos os partidos, sendo que algumas, de Aloysio e Aécio, por exemplo, nem declaradas foram? Isso, sim, configura crime. Por falar em contas pessoais, você sabia que Aécio foi acusado em gravação por Yousseff de receber por dois anos a quantia de 120 mil reais mensais da Lista de Furnas, recebeu em propina e não doação registrada e declarada como Vaccari fez para o PT? De 49 indiciados, apenas seis petistas, alguns enfiados no processo sem nada de ilegal, como Vaccari, indiciado e condenado por doações legais. Foram esses seis que roubaram 20 bilhões, Roney? O resto recebeu paçoquinha Amor no recreio da escola? O que te faz de algo tão público que envolve toda a classe política atribuir tudo ao PT, atribuir ao governo federal? Este que não trocou delegado que começou a investigar como FHC fazia, que não engavetou processo como o procurador de FHC fazia. Que não mudou lei para escapar das licitações na Petrobras como FHC fez, que não nomeou o genro na direção da Petrobras para montar um esquema.

Atribuir um esquema montado no governo FHC e acobertado por tantos anos a um projeto de poder do PT é bizarro e beira a má-fé; não estou defendendo petista corrupto, quero que se fodam, agora generalizar isso como prática de um projeto político, um esquema que envolve 43 pessoas de partidos da oposição, não me parece coisa honesta de se fazer; a hipocrisia tucana está contaminando seu eleitorado, que virarou um bando de cínicos caolhos.

Roney, você não sabe a história de Paulo Roberto Costa na Petrobras; suas primeiras indicações políticas dentro da estatal ocorreram quando o PSDB ganhou a presidência da República. Em 1995, logo no primeiro ano da presidência de FHC, ele foi indicado como gerente-geral do poderoso Departamento de Exploração e Produção do Sul, responsável pelas Bacias de Santos e Pelotas. Nos anos seguintes, sempre sob gestão dos tucanos, foi beneficiado por várias indicações políticas internas da Petrobras. Em 1996, foi gerente-geral de Logística. De 1997 a 1999, respondeu pela Gerência de Gás. De maio de 1997 a dezembro de 2000, foi diretor da Petrobras Gás – Gaspetro. De 2001 a 2003, foi gerente-geral de Logística de Gás Natural da Petrobras. E, de abril de 2003 a maio de 2004 (agora, sim, no início do governo Lula), foi diretor-superintendente do Gasoduto Brasil-Bolívia. Sua indicação para diretor de abastecimento, em 2004, foi por indicação do PP (da Ana Amelia, da RBS-Globo, que quer ser governadora do RS), na gestão Lula.

Você desconhece que foi FHC que aprovou a lei que liberava a Petrobras de licitações, possibilitando essa farra de obras superfaturadas e esquemas de propinas denunciadas por Paulo Francis em 1996, o que lhe custou o emprego na Globo e um enfarto, e que foi abafada de todos os lados pelo nobre tucano presidente e pela mídia amiga.

A próxima parte do texto de Roney tem vários desconhecimentos numéricos e inverdades:

Ainda nessa mesma linha, e como você mesmo observou, como pode – 13 anos depois – tão pouco ter sido alcançado em educação e saneamento básico? Não é curioso que o montante gasto com o Bolsa Família seja metade do valor investido em Educação e Saúde? Num plano minimamente racional (para quem supostamente alega lutar pelo povo) o Bolsa família não seria um remédio de médio prazo até que essas pessoas conseguissem viver de seus próprios trabalhos (uma vez que estas sejam preparadas e educadas para isso)? A ideia não seria ajudá-las em vez de perpetuamente fazê-las depender de uma esmola? E, caso a ideia seja ajudá-las, porque que a verba do Bolsa Família continua crescendo ano a ano e as verbas de saúde e educação diminuindo? Seria a tal ingenuidade? Percebe que fica difícil de acreditar nas boas intenções e na tal ingenuidade anunciada?

Roney, de onde você tirou que o que se gasta no Bolsa Família é metade do que se gasta em educação? O gasto com educação atualmente representa 6,1% do PIB nacional, o Bolsa Família representa 0,5 do PIB. Quem te disse que pessoas não abrem mão do programa quando não mais precisam? Quer ver as estatísticas, meu amigo que gosta de chutar? Um milhão e seiscentas famílias já abriram mão do Bolsa Familia após atingir renda suficiente, o que representa 12% dos que já se inscreveram. Em relação ao universo atual de 13,8 milhões de famílias contempladas — totalizando 50 milhões de pessoas —, os beneficiários que deixaram o programa por informar renda maior que a permitida correspondem a 12%. Leia mais sobre esse assunto aqui (© 1996 – 2015; todos direitos reservados à Infoglobo Comunicação e Participações S.A). Esse material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. Tô pegando a publicação do Globo em cima dos dados oficiais para não dizer que é coisa de imprensa petista. Outra pataquada:

E, caso a ideia seja ajudá-las, por quê que a verba do Bolsa Família continua crescendo ano a ano e as verbas de saúde e educação diminuindo? Seria a tal ingenuidade? Percebe que fica difícil de acreditar nas boas intenções e na tal ingenuidade anunciada?

Senado Federal, investimentos em educação: 2011, 6,6%; 2012, 7,6%; 2013, 7,8%; 2014, 9,3%; e 2015; 130%. Vejam o comentário do site do Senado Federal:

A área de educação foi bastante privilegiada em termos de alocação de recursos federais na última década. A Tabela 1 mostra a evolução do gasto federal como proporção da receita líquida, dividindo-o em grandes grupos de despesa. Percebe-se que, à exceção da despesa de pessoal, todos os demais itens ali retratados tiveram forte expansão e passaram a consumir parcelas crescentes dos recursos orçamentários disponíveis. A educação desponta como o item de despesa que mais cresceu. Em 2004, os desembolsos para o setor equivaliam a 4% da receita líquida do Tesouro, tendo passado a 9,3% em 2014. Um salto nada desprezível de 130%. (fonte: aqui)

Mais informações do site do Senado Federal baseado no orçamento da União:

O orçamento do MEC passou de 33,1 bilhões de reais para 86,2 bilhões de reais (valores corrigidos); gasto público passa de 4,8% do PIB para 6,1% do PIB. A meta é alcançar 7% do PIB; foram criadas 14 novas universidades, com 126 novas extensões dos campi; duplicou número de vagas nas universidades federais; 1,1 milhão de bolsas para estudantes de baixa renda nas faculdades particulares (Prouni); 6,7 milhões de universitários atualmente – eram 3,5 milhões em 2002; Fies – 25 bilhões de reais emprestados a 760 mil universitários; 290 novas escolas técnicas, com 1 milhão de alunos; Pronatec – 2 milhões de alunos matriculados; ensino básico – 116 bilhões de reais para Fundeb 2013; evasão escolar nos primeiros anos do ensino fundamental caiu de 8,2% para 1,6; 50% dos recursos do pré-sal assegurados em Lei para a Educação; e valorização do magistério, com a formação inicial e continuada de professores e a regulamentação do piso salarial.

Quanto à bobageira sobre bolsa esmola, eu não vou me dar ao trabalho de responder; o Bolsa Família é o programa mais premiado no mundo, citado pela ONU diversas vezes, implantado em mais de 60 países, tem um impacto econômico positivo e significante no PIB nacional; o mundo já aprovou esse projeto. Algumas pessoas muito mal informadas, como Ney Matogrosso, falam por pro ignorância e não maldade.

Aqui, meu amigo escorrega novamente:

Me parece mais provável que essa classe empreendedora note e se incomode mais com o fato de que o dinheiro do imposto produzido por eles não está indo para nenhum lugar que permita o crescimento econômico da população e, sim, desovando num assistencialismo populista e no bolso do partidão e de seus companheiros.

O dinheiro que não está indo para lugar nenhum colocou no mercado 40 milhões de consumidores, reduziu a mortalidade infantil em 73%, a desigualdade social em 50%, colocou mais gente do ensino público em faculdades em 12 anos do que o Brasil em 500, criou mais de 20 milhões de empregos com carteira assinada... Não foi aplicado em lugar nenhum? Vamos aos números oficiais para ver esse dinheiro que não foi a lugar nenhum e desapontou os nobres empreendedores que nunca sonegaram um centavo dos cofres públicos, nem pagaram lobbies a candidatos em troca de favores:

Para quem quiser conferir... Esse é o governo que muitos criticam, e criticam por não conhecer:

Lucro do BNDES em 2002 – 550 milhões; lucro do BNDES em 2013 – 8,15 bilhões; lucro do Banco do Brasil em 2002 – 2 bilhões; lucro do Banco do Brasil em 2013 – 15,8 bilhões; lucro da Caixa em 2002 – 1,1 bilhões; lucro da Caixa em 2013 – 6,7 bilhões; PIB em 2002 – 1,48 trilhões; PIB em 2013 – 4,84 trilhões; PIB per capita em 2002 – 7,6 mil; PIB per capita em 2013 – 24,1 mil; dívida líquida do setor público em 2002 – 60% do PIB; dívida líquida do setor público em 2013 – 34% do PIB; produção de veículos em 2002 – 1,8 milhões; produção de veículos em 2013 – 3,7 milhões; Safra Agrícola em 2002 – 97 milhões de toneladas; Safra Agrícola em 2013 – 188 milhões de toneladas; investimento estrangeiro direto em 2002 – 16,6 bilhões de dólares; investimento estrangeiro direto em 2013 – 64 bilhões de dólares.

Reservas Internacionais em 2002 – 37 bilhões de dólares; reservas Internacionais em 2013 – 375,8 bilhões de dólares; índice Bovespa em 2002 – 1.1268 pontos; índice Bovespa em 2013 – 51.507 pontos; empregos gerados no governo FHC – 627 mil p/ ano; empregos gerados em governos do PT – 1,79 milhões p/ ano; Petrobras valor de mercado em 2002 – 15,5 bilhões; Petrobras valor de mercado em 2014 – 104,9 bilhões; média de lucro da Petrobras no governo FHC – 4,2 bilhões p/ano; média de lucro da Petrobras nos governos do PT – 25,6 bilhões p/ano; desemprego em 2002 – 12,2%;  desemprego em 2013 – 5,4%; falências requeridas em média p/ ano no governo FHC – 25.587; falências requeridas em média p/ ano em governos do PT – 5.795; salário mínimo em 2002 – 200 Reais (1,42 cestas básicas); salário mínimo em 2014 – 724 reais (2,24 cestas básicas); dívida externa em relação às reservas em 2002 – 557%; dívida externa em relação às reservas em 2014 – 81%; 13ª economia do mundo em 2002; 6ª economia do mundo em 2014; Prouni – 1,2 milhões de bolsas; salário mínimo convertido em dólares em 2002 – 86,21; salário mínimo convertido em dólares em 2014 – 305,00; passagens aéreas vendidas em 2002 – 33 milhões; passagens aéreas vendidas em 2013 – 100 milhões; exportações em 2002 – 60,3 bilhões; exportações em 2013 – 242 bilhões; inflação anual média governo FHC – 9,1%; inflação anual média governos do PT – 5,8%; Pronatec – 6 milhões de pessoas; taxa Selic em 2002 – 18,9%; taxa Selic em 2012 – 8,5%; FIES – 1,3 milhões de pessoas com financiamento universitário Minha Casa Minha Vida – 1,5 milhões de Famílias beneficiadas Luz Para Todos – 9,5 milhões de pessoas beneficiadas; criação de 6.427 creches; Ciência sem fronteiras – 100 mil beneficiados Mais Médicos (Aproximadamente 14 mil novos profissionais) 50 milhões de beneficiados Brasil Sem Miséria – retirou 22 milhões da extrema pobreza; criação de universidades federais pelos governos do PT - 18; criação de universidades federais pelos governos de FHC – zero.

Esse é o desastre econômico do Roney, embora nenhum número aponte isso.

O capitalismo é uma merda, sim, amigo, sempre foi, tanto quanto a ditadura do proletariado foi do outro lado; só a insanidade humana pode achar que o mercado de capitais cuidará do nosso futuro na terra. Teremos, sim, que criar outro tipo de sociedade socialista que pense o ser humano através do bem comum e da democracia e não da febre do ouro do capitalismo predador ou de qualquer matiz de ditadura de esquerda, mas você acredita que os almofadinhas de Wall Street são os filósofos contemporâneos, que o mercado de capitais é um sábio preocupado com o futuro da humanidade; acontece que esses almofadinhas já tiveram sua chance na história e criaram esse colapso global que não tem mais para onde crescer, eles não levam mais ninguém nessa conversa mole, criaram ódio, revolta, nações endividadas, bolsões de crédito sem lastro e o ressurgimento do nazifascismo. Contudo, contam com alguns meninos maluquinhos pelo mundo tentando ainda cantar o refrão neoliberal no meio do caos; você está nesse coro, infelizmente.


***

10 comentários:

  1. Oi Edu Franco.

    Postarei minha resposta aqui e no blog do Leo.

    1.
    Notei que se apegou bastante aos números apresentados.
    21 bilhões de reais é o montante desviado da Petrobrás durante os anos de governo petista segundo estimativa do banco americano Morgan Stanley. O cálculo foi feito com base nos 3% de propina denunciados pelo ex-diretor da estatal Paulo Roberto da Costa, investigado na Operação Lava Jato da Polícia Federal.

    Para pegarmos um outro ângulo para o cálculo desse mesmo número, em maio de 2015, a Petrobrás informou que fechou o primeiro trimestre do ano com um lucro líquido de R$ 5,330 bilhões, uma leve queda de 1% em comparação aos R$ 5,393 bilhões obtidos nos três primeiros meses do ano passado, 2014.

    A divulgação ocorreu menos de um mês depois de a Petrobrás ter divulgado o balanço de todo o ano de 2014, auditado, com cinco meses de atraso, por conta das investigações da Lava-Jato. A companhia registrou no ano passado um prejuízo de R$ 21,587 bilhões, o primeiro resultado negativo desde 1991.

    Os números tendem a bater.
    Mas não precisamos brigar por essa questiúncula, não é mesmo?
    Fiquemos com o número de 6,5 bilhões apresentado por você e pelo governo federal,que perdoe-me que tendo a questionar sendo que o mesmo é o grande interessado em minimizar os danos causados ao país por esse vexame de corrupção.

    Mas vamos lá: 6,5 bilhões, então?
    Que bacana, né? Ufa…to aliviado.
    Me parece um pouquinho a mais daqueles 5 milhões que tiraram o Collor do governo, não concorda?
    E embora eu continue escutando o argumento petista de que todo mundo rouba, não encontramos vestígio histórico de um roubo tão expressivo como esses desvios petistas.

    Então minhas sinceras desculpas se acho sua defesa cômica. Mesmo se fingirmos que são 6,5 bilhões roubados, é risível você querer desmerecer meu argumento com “Pera lá…20 bilhões nåo. Foram apenas 6.5 bilhões roubados. A desinformação midiática está lhe manipulando.”

    2.

    “O projeto de poder” a que me refiro é o citado pelo Leo (não por mim) em seu post onde dizia “Nem vou falar que o PT errou ao comprar a ideia tucana do mensalão, pois é chover no molhado; vou, antes, falar que o PT errou por ingenuidade, pois achou que podia fazer o que todos os outros partidos faziam, mesmo que por uma causa justa”

    Essa “causa justa” constantemente bradada por petistas quando se defendem de acusações é um desejo claro de explicar tais desvios e atos ilegais pela causa e projeto de poder do partido.

    Vejo esse argumento todo dia nas redes sociais, querido.
    Não o criei. Vocês o criaram.
    Não mate o mensageiro.

    ResponderExcluir
  2. 3.

    Quem está citando Aécio é você, Edu.
    Não citei em meu post original nem Aécio nem FHC.
    Mas novamente essa defesa também é muito usada por petistas: “vamos desviar a atenção dos roubos pro Aécio e pro FHC. Quem sabe ninguém vê esse 20 bilhões aqui”. Ou melhor “Acalmem-se pessoal: são apenas 6,5 bilhões”.


    4.
    Você cita que Paulo Roberto Costa foi posto pelo PSDB na Petrobrás e sugere que foi FHC que começou o esquema de corrupção, mas convenientemente pula a parte onde o mesmo Paulo Roberto Costa é absolutamente claro que na era PT “institucionalizou-se a corrupção que ocorria até então de forma desorganizada”.

    5.

    Você me pergunta também quais são os petistas que levaram grana. E usa o argumento que os beneficiados pela corrupção são também de outros partidos, fora o PT. Curiosamente esses “outros partidos” são o PMDB e PP que são o alicerce da base aliada do PT (tirando o Sérgio Guerra, único acusado do PSDB).
    Que lindo esse argumento.
    E quem armou a base aliada do PT ? O FHC ou o próprio PT?
    Seria o equivalente a dizer que o Al Capone foi tremendamente injustiçado pois ele contava também com capangas que nem eram de Chicago.

    E já que você estudou tanto a história do Paulo Roberto Costa, estude esse artigo onde ele explica direitinho pra qual partido principalmente ia essa grana. Segue aspas do artigo e o link que segue abaixo” Segundo Pualo Roberto Costa, dos 3% de cada contrato cobrado como propina, 2% eram "para atender ao PT", enquanto 1% atendia ao PP. Em outros casos, 100% da propina iam para o partido do ex-presidente Lula e da presidente Dilma

    Leia mais sobre esse assunto, caso queira, no link abaixo:
    http://oglobo.globo.com/brasil/pt-ficava-com-ate-100-da-propina-diz-ex-diretor-da-petrobras-14195276#ixzz3sinCiIVJ


    ResponderExcluir
  3. 6.

    E aí a parte final do seu argumento que é o máximo.
    Nele, você posta números do governo federal que economicamente falando são impossíveis de serem transcritos sem citar o cenário econômico mundial de cada período.

    Seria o mesmo que falar “Em 1999 se cobrava R$ 10.000,00 para fazer um a trilha e hoje se cobra 30.000,00. Dessa forma, o mercado evoluiu muito.”

    Jura?
    Vc ta de brincadeira que sua análise econômica é baseada em colar números de 2002 versos os números de 2014?

    Segue abaixo alguns itens que pulamos quando analisamos economia como se estivéssemos jogando Super Trunfo.

    - Foda-se o fato que FHC assumiu o Brasil com inflação de 916,46 % e entregou com 12,53%
    - Foda-se o fato que o Governo Lula encontrou o período de mais rápido crescimento da economia mundial desde o final da Era de Ouro do capitalismo.
    - Foda-se o fato que a renda per capta mundial, que passou os oito anos de FHC estagnada em U$ 5,2 mil, pulou para U$ 9 mil já em 2008.
    - Foda-se o fato que o PIB mundial pulou de US$ 33 trilhões, em 2003, para US$ 60 trilhões, em 2008.


    E aí depois de despejar essa análise pífia, vc insinua que o governo petista foi brilhante.
    Fala que saúde, educacão e infra estrutura foram os melhores de todos os tempos na história desse país.

    Ora pois, existe porém uma matemática que inibe essa sua lógica. Pois seria impossível termos 12 anos com a melhor educação, saúde, saneamento básico e infra estrutura que o país já viu e ao mesmo tempo estarmos com previsão de:
    - Queda do PIB de 2,97% em 2015 e 1,20% em 2016,
    - Inflação de 9,70% em 2015 (o maior índice em 13 anos, ou seja, desde 2002 – quando somou 12,53%. Curiosamente a inflacão a qual o FHC entregou para o governo Lula e que segundo você ele fez um dos melhores governos da história).
    - Previsão de desemprego de 10% para 2016.


    E detalhe: antes de vcs falarem a mentira que nossa crise é resultado da crise de 2008 norte-americana (como o Lula acabou de falar na entrevista recente pro D’ávila) seremos - junto com a Venezuela - os únicos dois países da América Latina a ter recessão em 2016. Caso a crise norte-americana estivesse chegando 7 anos atrasada, nossos coleguinhas latinos estariam obviamanete na mesma situação. Segue artiguinho no link abaixo.

    http://www.valor.com.br/internacional/4154464/somente-brasil-e-venezuela-terao-recessao-na-america-do-sul-ve-cepal


    Então desculpa, querido:
    Não existe no mundo real nenhum investimento bem feito e bem planejado que não se converta em realidade econômica.

    Apenas na cabeça de vocês, devotos desse partido dos trabalhadores.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Vou ler com calma Roney Giah, mas já começou dando bola fora, os seis bilhões não são números do governo federal, mesmo porque o governo federal não é quem investiga e tem acesso a esses números, os seis bilhões até agora são números da Lava Jato, do ministério público, pode chegar a 20 BI ou mais, mas o concreto ainda está longe disso, enquanto a citar palavras de delatores que se não acusarem o PT não saem da cadeia me parece fora de qualquer propósito sério, uma vez que nenhuma delação ainda trouxe provas, contas e receptores do seu fantástico argumento.

    ResponderExcluir
  5. Segunda mentira Roney Giah, vc é fanático por mentiras neoliberais?Fernando Henrique Cardoso tomou posse em 1º de janeiro de 1995. A inflação caiu em julho de 1994, durante o governo de Itamar Franco. A nova moeda, o real, teve início em 1º de julho. Aqui foi o momento de queda da inflação. Observe a tabela com as taxas de inflação referentes a 1994, em variação %.

    ● Janeiro: 41,3

    ● Fevereiro: 40,3

    ● Março: 42,8

    ● Abril: 42,7

    ● Maio: 44

    ● Junho: 47,5

    ☆ Julho: 6,8

    ☆ Agosto: 1,9

    ☆ Setembro: 1,5

    ☆ Outubro: 2,6

    ☆ Novembro: 2,8

    ☆ Dezembro: 1.71

    A MENTIRA

    Em janeiro de 1995, quando houve a posse de FHC, a inflação foi mantida em 1,7%. FHC recebeu de Itamar Franco uma inflação moderada e não uma inflação anual superior a 900% como afirma o PSDB. Basta olhar os números da tabela para se ter a certeza que não existem os tais 900%. AQUI ESTÁ A MENTIRA.

    A TENTATIVA DE MANIPULAÇÃO

    Só é possível encontrar o número sugerido pelo PSDB se somarmos a inflação de janeiro a dezembro de 1994, mas não foi exatamente isto que foi herdado. A herança foi a inflação de julho a dezembro de 1994. Houve uma mudança estrutural durante o ano de 1994. FHC herdou a inflação com o Plano Real já implantado. Não podemos somar laranjas com bananas (não podemos somar a inflação antes e depois do Plano Real). AQUI ESTÁ A MANIPULAÇÃO GROSSEIRA.

    OS DEMAIS NÚMEROS SÃO CORRETOS

    FHC entregou para Lula uma inflação superior a 12,5% e que estourou a meta limite em 2001 e 2002. Nos governos de Lula e Dilma, a inflação voltou para a meta e aí está desde 2004.

    ResponderExcluir
  6. A fase de ouro do capitalismo a que vc se refere é a da maior crise do capitalismo contemporâneo, a fase que levou toda o primeiro mundo a recessão e ao colapso pelas bolhas de crédito que vc interpreta não como colpaso mas como crescimento, quer dizer, se eu investir no mercado imobiliário como fez os EUA uma fortuna que não será escoada para você é crescimento, não interessa se o crédito não poderia ser pago, se não tinha lastro, o que importa é dizer o mercado imobiliário cresceu tanto em uma fase excepcional do capitalismo, serto?.Período bravo foi aquele de FHC e da crise Asiática, período terrível de fazer negócios né, Lula pegou toda a ressaca sistemica do neoliberalismo, enquanto o mundo perdia e se endividava ele fez 400 bilhões de reservas, vc é engraçado, vc bate palmas para a doença, enquanto ela rende vc a vê como crescimento e fase de ouro, quando ela estoura de fato a culpa é de quem não investiu na doença, dessa maneira os "jenios" liberais nunca são culpados de nada, são médicos com receituários diversos, qdo quebra, ops não foi bem assim.

    ResponderExcluir
  7. Terceira mentira manipulada publicada na resposta do Roney Giah, Crescimento PIB Brasil (em relação à média mundial): entre 1994/2002: 67,60% X entre 2003/2013, 93,10%o aumento do PIB mundial não pode ser analisado sem relação com o PIB brasileiro, então a relação entre ele e o PIB mundial em 2002 e entre ele e o PIB mundial de 2008 mostra um aumento e tanto, essas armadilhas feitas para pegar trouxa que os economistas liberais montam não passam em nenhuma analise de fato em que conte todas as variantes nencessárias a esse tipo de comparação, ai está a tabela: necessárioswww.fpabramo.org.br/fpadefato/?p=242

    ResponderExcluir
  8. Os delatores que só saem da cadeia responsabilizando o PT bastam a vc, quer dizer que Paulo Francis morreu à toa, que Boechat ganhou premio por denunciar a corrupção na Petrobrás de FHC à toa, quer dizer que antes de 2003 a corrupção na Petrobrás, que FHC confessa em livro que não quis mexer, era benta pelo papa, mas depois de 2003, segundo essa fonte super confiável do Paulo Roberto, ela foi institucionalizada, hum, hum, quem acredita nisso, acredita em tudo, até em FHC mesmo, o cara super cheio da lisura que nomeou o genro para a presidência da empresa logo após criar uma lei liberando a mesma de licitações, mas é claro, não era institucionalizada, segundo o não coagido e nem pressionado delator Paulo Roberto, homem acima de qualquer suspeita para .Roney Giah

    ResponderExcluir
  9. Esses seus textos de blogs petistas são ótimos, Edu.
    "FHC herdou a inflação com o Plano Real já implantado."
    Que lindo isso. Quem que implantou o Plano Real mesmo?

    Que tal corrigir pra:
    "FHC herdou a inflação com o Plano Real já implantado por ele mesmo, FHC, que era Ministro da Fazenda e idealizador do Plano Real no governo Itamar Franco"

    ResponderExcluir
  10. Mais uma vez seu desconhecimento é latente, não apenas de números , mas de historia. FHA deixou o cargo de ministro da fazenda em Março, o plano Real foi lançado em Julho, portanto, Roney, FHC não era ministro da fazenda quando foi lançado o plano Real, muito menos foi seu idealizador como querem vc e a TV Globo, o que estou falando tem datas que não são passíveis de desmentido, mentirosa é sua afirmação sobre o ministro da fazenda do plano, porque FHC o grande idealizador do plano não aparece em nenhuma fita do lançamento do plano, por que não foi ele que pensou o plano Real, na matéria também fica claro onde FHC entra com sua cara e ideia no plano Real, ou seja, entra para quebra-lo ao não fazer a desvalorização e insistir no Dólar virtual, a tentativa de roubar o plano Real de Itamar é patética e desonesta, como se esse fosse um incapaz frente ao "jenio" Cardoso, pois é, o incapaz saiu do governo com popularidade alta e o "jenio" saiu com recorde de impopularidade e rejeição; Itamar criou a lei anticorrupção que foi a primeira coisa que FHC aboliu ao assumir o governo, como se vê o "jenio" não foi o economista que idealizou o plano real, provavelmente nunca teria sido eleito presidente sem o bem sucedido governo Itamar que preparou sua candidatura com a aprovação total
    da sociedade que teve em seu curto governo, seu plano real está fora de data e de mentor, acho impressionante como vc cai nessas bobagens e nem data confere.Veja o vídeo com todas as datas e explicações:https://www.youtube.com/watch?v=uUIfi2YeQIU

    ResponderExcluir