domingo, 21 de novembro de 2010

Um Cearense em Cuba: Décimo Primeiro Dia

2006
JUNHO
DÉCIMO PRIMEIRO DIA
Miércoles, 28.

Fomos à praia. Uma das melhores de Santiago. 40 minutos de táxi. Calma lá, não foi essa fortuna toda que vocês estão pensando, apesar de não ter sido barato. Contratamo-lo via Cubatur, e ele marcou hora pra nos levar e trazer de volta. Uma das melhores praias de Santiago equivale a uma das piores de Varadero. Uma praia cheia de rochas e pedras pequenas; pra entrarmos no mar tínhamos que fazer um baita malabarismo e nos contorcer todos até nos afastarmos do perigo de cortar os pés ou escorregar. Até esqueci o nome da danada da praia, mas não faz diferença, pois não vou indicá-la. O bom foi que ficava dentro de uma espécie de clube, segurança total (se bem que por aqui a segurança é total em praticamente todo lugar). Havia também goiabeiras espalhadas por toda a margem, que nos davam uma bela sombra. Nessa praia, um dia alguém teve uma ideia maravilhosa: fez uma espécie de cerco redondo, todo feito de rochas, dentro do mar, com apenas duas entradas pra água do mar penetrar e uma escadaria que acabava dentro das águas, e foi justamente ali que desfrutamos, pois, fora do cerco, além das pedras, havia ondas violentas. Na volta o taxista nos descontou cinco pesos, pois trouxe também dois amigos alemães, que falavam muito bem espanhol. Um deles era fanático por salsa e já havia vindo a Cuba umas quatorze ou quinze vezes.

    
Chegamos, nos depedimos, fomos pro hotel, banhamo-nos e saímos pra casa de Jorge. Passamos numa casa de bebidas, compramos um rum e um refrigerante de laranja (lembrando que aqui não há nada da marca coca-cola). Chegamos à sua casa, demos-lhe os regalos, sua irmã nos trouxe abacaxi, comemos, falamos sobre amenidades, de repente chegou outra irmã, professora de geografia, se não me engano, e, por último, o caçula, e mais inteligente, pelo visto, professor de matemática. Deu-nos uma aula, não sobre matemática, mas sobre Cuba. Tudo começou quando sua noiva chegou, uma moça bem simpática, novinha, que achou a Kana parecida com a mãe dela. Seu noivo, o professor de matemática, que atende pelo sugestivo nome de Yuri (uma homenagem à Rússia, segundo ele), explicou-nos um interessante costume dos cubanos: quando dois noivos se casam, geralmente o noivo vai morar na casa dos pais da noiva, por esse motivo, ele, daqui a uma ano, quando pretende se casar, abandonará a casa de seus falecidos pais, onde mora com vários irmãos e cunhados, e irá morar na casa de sua noiva. Falamos sobre muitas coisas, enquanto esperávamos o jantar, que nunca vinha. 

Finalmente começou a apresentação na rua. Antes, um grupo de universitários venezuelanos fez um discurso acalorado em favor de Cuba e Fidel, que terminou em vivas pras duas nações. Uma mesa posta na calçada, com alguns doces e sucos, foi meu passatempo pra espantar a fome. A cantoria começou, e homens e mulheres, na sua maioria idosos, vestidos a caráter com roupas desenhadas pela gordinha irmã de Jorge, começaram a cantar e dançar, num ritual parecido com os do Nordeste brasileiro. Kana filmou. Meia hora depois já havia acabado. 

Assistiram ao desfile duas japonesas que caíram ali de para-quedas, e com quem fizemos amizade e voltamos até o hotel, frustradas as expectativas de janta. Fiquei encafifado, pensei ter ouvido com todas as letras Jorge nos convidar pra “cena”, que em espanhol significa janta, mas o máximo que aconteceu foram cenas em português…
    
As duas japonesas falavam espanhol muitíssimo bem, afinal vieram terminar sua faculdade de espanhol em Havana. Já estão completamente inteiradas no jeito cubano de viver, tanto que vieram de Havana pra Santiago de trem, pagando aproximadamente dois pesos!
    
Depois de muito procurar, quando já estávamos decididos a voltar pro hotel e jantar uma Bucanero, achamos um restaurante aberto, pra sorte minha, pois Kana estava me enchendo a paciência com essa história de cena que não era janta. No local havia música ao vivo, mas infelizmente os músicos estavam mais pra um brega mexicano que pra uma salsa. 
    
E assim acabamos a noite. Pelo menos a carne de porco, único prato da casa, àquelas alturas não nos caiu tão mal.

* * *

Esqueci de avisar que aqui há duas marcas de cervejas pra turistas (Bucanero: muito boa, encorpada; Cristal: fraca, geralmente enquanto o homem bebe Bucanero, a mulher vai de Cristal, que pela única vez que provei me caiu meio como a nossa Bavária) e duas marcas mais baratas, geralmente destinadas aos cubanos. Dessas não me recordo o nome, apenas lembro que uma tem um nome indígena e é bebível, a outra…


Nenhum comentário:

Postar um comentário