quinta-feira, 12 de julho de 2012

Versão Brasileira - Prefácio

Os leitores/ouvintes que costumam frequentar este espaço sabem que toco um projeto de versões em português pra canções do cantautor espanhol Joaquín Sabina. Por conta disso, pedi a alguns amigos/parceiros que interpretassem essas versões, e posto-as aqui, vez em quando, na coluna Joaquín Sabina en Portugués. Meu objetivo era (é?) juntar as melhores delas num disco. Ano passado, de férias, cheguei mesmo a viajar pra Espanha, onde conversei com Pancho Varona, músico de Sabina, entreguei-lhe as gravações feitas até então, e ele as fez chegar a Sabina.

Claro que expliquei que se tratava de gravações caseiras, apenas pra ilustrar como aquelas canções funcionavam em português. Só que eu não contava com uma artimanha do destino: Sabina estava finalizando um disco de inéditas feito todo em parceria com Joan Manuel Serrat. A união dos dois lá é como se Chico Buarque e Caetano Veloso gravassem um disco em parceria aqui no Brasil (acho que já falei iso antes...). E, de lá pra, os dois espanhóis andam em turnê, mundo hispânico afora. De modo que meu projeto hiberna nalguma gaveta, esperando melhor oportunidade.

Mas fazer versões, antes de mais nada, é um prazer e um exercício de linguagem. Não é muito diferente de letrar uma melodia, com a diferença de que já há um tema, e a feitura dos versos não deve fugir muito dos originais. E eu tenho guardadas versões de muitos artistas estrangeiros. Daí que semana passada, quando me vi cometendo outra, pensei: por que não disponibilizá-las aqui, como tenho feito com as de Sabina? Além da audição, funcionaria também como material de estudo pros leigos.

Daí pensei no sugestivo nome de Versão Brasileira pra esta nova coluna que inicio hoje. Vou ter que contar novamente com o auxílio dos amigos cantores, pois, se depender exclusivamente de mim, essa coluna será um fisco. Já tenho algumas gravadas, e penso em começar por elas. Aceito sugestões também, afinal, este é um espaço democrático e sem rabo preso (a não ser comigo). Bem, por ora deixo de delongas. Passei apenas pra prefaciar. Espero continuar contando com a presença de vocês e seus devidos comentários.

Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário