quinta-feira, 9 de julho de 2020

Uma década d'O X do Poema(!!!)

Ilustração feita por Francisco Daniel*
especialmente pro aniversário do blogue
Quem diria! Lá se vai uma década de teimosia; foram mais de 700 textos publicados nos quais tratei de muitos assuntos, homenageei muita gente e, em contrapartida, falei mal de bem poucas pessoas. Afinal, desde o início decidi que este seria um espaço pra divulgação, uma vitrine praqueles que raramente têm a exposição que merecem; e acho que consegui. Obviamente, com nosso caos político-social, não poderia me furtar também a, de vez em quando, pôr a boca no trombone e me posicionar ante os fatos; entretanto, o que me motivou mais profundamente, e desde o começo, foi exercer meu dom da escrita abordando assuntos que me são caros.

Como não tenho filhos, o jeito foi inventar algo que em minha trajetória — e em minhas lembranças — pudesse preencher esse vazio. Foi assim que surgiram as canções, os — até agora — dois romances publicados e este blogue, que venho tentando heroicamente manter vivo durante estes dez anos. Entretanto, e sendo bem sincero, preciso dizer que me cansei um pouco. Não de escrever, claro, que é a parte não diria mais simples, mas mais prazerosa, afinal é algo que domino sem muita dificuldade já há algum tempo; o cansaço vem depois, quando me vejo obrigado a buscar leitores, incomodar os amigos, batalhar bastante e ver que no final nunca consegui furar a bolha.

Dez anos dando cabeçada me causaram apenas dor de cabeça, mas a parede continuou ali, dura e intransponível. E já não sou mais um garotão esperançoso; muito pelo contrário, embora minha velha carcaça ainda esteja bem — pelo menos segundo meu checape geral feito recentemente —, a saúde mental fraqueja. Por isso, resolvi me dar umas férias. Melhor dizendo, dar a vocês umas férias de mim. Sim, vou continuar escrevendo e publicando esporadicamente, quando o desejo for grande, mas vou experimentar deixar um pouco o barco à deriva. Aproveitarei o tempo pra me dedicar à escrita de um novo romance (o quinto), este um pouco mais complexo e que deverá me exigir mais tempo e dedicação, e também a um livro de memórias literárias. Às vezes, precisamos retroceder pra tomar impulso. Até breve, leitores/amigos.

A seguir, como de costume, seguem as 20 publicações mais populares dos últimos 12 meses:

20º) A Palavra É: 51) Abraço  (Crônica dedicada à amiga Cláudia Salto e que fala um pouco da importância do contato físico, que ganha uma dimensão ainda maior em tempos de confinamento.)

19º) Notícias de Sampa: 24) Lançamento de "A Confraria dos Mascarados" (Em que divulgo meu segundo romance, A Confraria dos Mascarados, e falo um pouco sobre ele.)

18º) Cinema & Cia.: 3) Resenha crítica a Chatô, o filme (Emprestei o espaço a meu amigo Carlos D'Orazio pra que ele fizesse sua crítica a esse filme.)

17º) Crônicas Desclassificadas: 195) A loira da loja de conveniência (Conto no qual relato um pouco das peripécias de um brasileiro vivendo no exterior.)

16º) Eu Não Vi, Mas me Contaram...: 10) Os gambés e o meliante (Meu amigo e parceiro Élio Camalle, exercendo seu ofício de artista, acabava de fazer uma apresentação musical no Carnaval do ano passado, quando foi abordado de forma violenta por dois policiais. Transformei esse revoltante acontecimento de sua vida num conto, como forma de criticar os desmandos desses que deveriam nos proteger em vez de reprimir.)

15º) Os Manos e as Minas: 34) Meus três salvadores no Japão (parte 1) — A bênção, Afonso Padilha! (Resolvi dedicar três textos a pessoas que foram — e continuam sendo — importantes pra que eu mantenha a sanidade mental aqui no Japão. Este foi o primeiro deles.)

14º) A Palavra É: 49) Aleatório (Conto que nasceu de uma brincadeira com Vinicius Queiroz, um companheiro de trabalho.)

13º) A Caverna de GH: 2) Entrevista com o peixe (Esta coluna é um espaço livre em meu blogue que cedi ao querido Gregory Hamyl e este é um belo conto dele que diz muito acerca dos dias atuais.)

12º) Crônicas Desclassificadas: 196) As aventuras de um apátrida no Século 19 (Continho que resultou de minhas filosofices acerca de recente viagem ao Brasil depois de dois anos longe.)

11º) Notícias de Sampa: 23) Um mundo em nós... e em vocês! (Os queridos amigos e parceiros Augusto Teixeira e Leo Costa resolveram encarar uma empreitada que muito me honra: produzir um CD que funcionasse como uma espécie de resumo de minha obra lítero-musical. Nesse texto, ajudo a divulgar o trabalho — que, por causa da pandemia, deu uma desacelerada, mas segue em obras.) 

10º) A Palavra É: 47) Fogueira (Croniqueta em que trato da fogueira, do fogo e de outros incêndios.)

9º) A Palavra É: 50) Cabelo (Passados mais de 30 anos, voltei a deixar o cabelo crescer. Nesta prosa, conto um pouco do quão libertador isso tem sido.)

8º) Esquerda, Volver: 25) A merda de Milton no ventilador + artigo de Teju Franco (Texto crítico de Teju Franco a triste comentário de Milton Nascimento; com introdução minha.)

7º) Nono aniversário d'O X do Poema (Ano passado, meu blogue completou nove anos de existência e, como de costume, dediquei-lhe um texto comemorativo, este.)

6º) Grafite na Agulha: 49) O adeus a Sydney Valle + seu "Você ainda não ouviu nada!" (O ano de 2019 me levou o querido amigo e parceiro Sydney Valle, de quem eu andava um tanto afastado por motivos políticos. Resolvi dedicar essa publicação a ele, também resgatando nela texto do próprio Sydney sobre disco de Sérgio Mendes & Bossa Trio, feito a meu pedido.) 

5º) A Caverna de GH: 1) A lava do solo (Mais um conto de Gregory pra sua coluna; este, o primeiro.)

4º) A Palavra É: 48) Resistência (A pedido da amiga Helena Tassara, dissertei acerca dessa palavra que é muito mais que um mero substantivo.)

3º) Minhas Top5: 5) O tempo não para e no entanto Caetano nunca envelhece (MInhas cinco preferidas do mano Veloso — preferidas na época, não necessariamente continuam sendo as mesmas hoje.) 

2º) Minhas Top5: 4) Aos pés de João Gilberto (Minhas cinco preferidas do mestre João Gilberto.)

1º) Esquerda, Volver: 26) Talento vs. ideologia (Crônica polêmica, em que defendo que separemos o engajamento — ou o não engajamento — político de um artista de sua obra. O fato de ela ter sido a mais lida destes recentes 12 meses é algo não desprovido de valor.)


***

Na sequência, de bônus, seguem as 20 publicações mais populares, como diria o mestre bigodudo, "desses dez anos passados — presentes —, vividos entre o sonho e o som":

20º) Crônicas Desclassificadas: 182) Os pintinhos e as xoxotas de Clarice Falcão (A atriz/cantora/humorista Clarice Falcão teve a ousadia de criar um videoclipe em que aparecem, como diz o título da publicação, vários "pintinhos" e "xoxotas". Entretanto, a ousadia não foi isso, mas o fato de que o resultado final ficou tão fofo que parece quase um vídeo infantil. Só faltou a mamadeira de piroca.)

19º) Notícias de Sampa: 20) Né? – um clipe de Kana (Em 2016, quando ainda morávamos no Brasil, Kana veio ao Japão e aqui filmou clipes de algumas canções, entre elas esta, que é uma parceria dela comigo e com Kleber Albuquerque. Escrevi a respeito nessa publicação, em que também compartilhei o clipe.)

18º) Joaquín Sabina en Portugués: 9) Gabriel de Almeida Prado e a versão de "Corre, dijo la tortuga" (Um dos compositores que mais profundamente tocam meu coração é o espanhol Joaquín Sabina. Gosto tanto de sua obra que verti pro português várias de suas canções, algumas das quais foram gravadas — a meu pedido — por amigos meus e publicadas neste blogue, nessa coluna que leva seu nome. E, entre todas essas publicações, a que alcançou mais visitas foi esta, que conta com uma originalíssima gravação do amigo/parceiro Gabriel de Almeida Prado.)

17º) A Palavra É: 16) Morango (Dissertei como quem viaja na maionese acerca de minha fruta predileta.)

16º) Entrevistando: 12) Zeca Baleiro no Na Minha Casa (O querido amigo/parceiro Adolar Marin entrevistou meu também amigo/parceiro Zeca Baleiro em seu programa Na Minha Casa. Nessa publicação, falei um pouco a respeito do programa e de ambos. No final do texto, de bônus há o vídeo com entrevista na íntegra.)

15º) Grafite na Agulha: 38) A lírica de Lira (Texto da amiga Vanessa Curci feito especialmente pra coluna Grafite na Agulha.)

14º) Esquerda, Volver: 10) Por que eu sou Haddad (Por que eu fui — e ainda sou. E hoje mais que antes.)

13º) Os Manos e as Minas: 25) Dylan – the answer is blowin' in the wind! (Quando Bob Dylan recebeu o Nobel de Literatura, houve certa grita, e eu, como não podia deixar de ser, resolvi dar meu pitaco no espinhoso tema.)

12º) Os Manos e as Minas: 26) Sander Mecca, desestruturando (Minha homenagem a esse monstro da interpretação com quem tive — tenho — o privilégio de estreitar laços afetivos e musicais.)

11º) Ninguém me Conhece: 82) Folk na Kombi – nos levando em frente (Homenagem aos talentosíssimos rapazes que viajam dentro de uma kombi levando seu folk Brasil afora — adentro?)

10º) Os Manos e as Minas: 12) Sugiyama, o homem por trás do violão (Tive o privilégio de visitar algumas vezes esse atencioso luthier de fama internacional. Nesse texto, trato um pouco de seu ofício.)

9º) Esquerda Volver: 12) Lenine e Jovem Pan, tudo a ver (Crítica do amigo Teju Franco a postura "confortável" de Lenine, que principalmente por ter esse nome não deveria se dar ao luxo de "lavar as mãos".)

8º) Crônicas Classificadas: 1) O amor acaba (Nos primórdios do blogue, ainda no primeiro ano, "roubei" pra cá uma de minhas crônicas preferidas de todos os tempos. Seu autor? Paulo Mendes Campos.)

7º) Ninguém me Conhece: 7) Lúcia Santos, sem tarja (Homenagem a Lúcia Santos, grande amiga e poeta ímpar, cheia de verve, sensualidade e borogodó.)

6º) Ninguém me Conhece: 32) A fortaleza de Ricardo Soares (Homenagem ao genial cantautor Ricardo Soares, hoje Rica.)

5º) Esquerda, Volver: 23) Bolsonaro, é melhor já ir se acostumando: a esquerda não morre! (O inominável venceu; restou-me lembrar a ele e aos seus esta verdade absoluta: a esquerda não morre!)

4º) Entrevistando: 5) Lúcia Santos (por Patrícia Cunha) (Meu carinho e minha admiração por Lúcia são imensos; por isso, trouxe pro blogue essa entrevista que ela concedeu a O Imparcial, jornal maranhense. Contudo, não deixou de me surpreender notar que esta foi a quarta publicação mais popular por aqui nestes dez anos.)

3º) Ninguém me Conhece: 45) O misterioso coração de Sérgio Sampaio (Minha singela homenagem ao maravilhoso Sérgio Sampaio, nunca suficientemente incensado.)

2º) Grafite na Agulha: 39) Falso Brilhante, de Elis Regina (Contar com um texto da amiga Helena Tassara em meu blogue é sempre um presente, e por uma série de fatores; não à toa, esta é a segunda publicação mais popular destes dez anos de x-poemices.)

1º) Ninguém me Conhece: 65) A estrela de Rita Alterio (Homenagem à grande letrista e amiga — não necessariamente nessa ordem — Rita Alterio. Sobretudo por ela ser tão, digamos, escorregadia, enche-me de orgulho saber que o texto que escrevi sobre ela foi o mais lido desses 700 e tantos que publiquei aqui nestes dez anos iniciais — sim, porque outras décadas virão!)

***


*Agradeço aos leitores que continuam prestigiando o trabalho deste blogue e aproveito pra mandar um agradecimento superespecial a Francisco Daniel, parceiro novo que tem contribuído pra abrilhantar minhas escrevinhacões com sua arte e seu talento — aliás, foi ele o responsável pela linda capa de meu segundo romance, A Confraria dos Mascarados; procurem saber!

***

PS: Como havia avisado, pretendo parar de balançar um pouco nas redes sociais, mas continuarei escrevendo e publicando aqui quando as ideias assim mo exigirem. Então, convido a todos pra que apareçam de vez em quando e saibam das novidades. Abraços e até já!

***


8 comentários:

  1. Parabéns, meu parceiro!! Dez anos não são dez dias ou dez meses. Né pra qualquer um não!! Que a vida e(m) seu infinito conteúdo continue lhe inspirando. Um abraço forte daqui da roça.

    ResponderExcluir
  2. É uma alegria e uma grande honra fazer parte dessa história! Feliz aniversário! Longa vida! Viva O X DO POEMA! ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A recíproca é verdadeiríssima, Helena! Poder contar com sua colaboração aqui é algo que põe o blogue noutro patamar. Beijão!

      Excluir
  3. LÉO, é uma honra estar entre os seu escritos!!! Parabéns pelos dez anos de dedicação ao "X do Poema". Agradeço ao amigo generoso, compositor, escritor e poeta, que tanto contribui para a divulgação e valorização da nossa cultura. Bjoo dos Gargas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita, e o prazer é meu em poder usar minhas humildes palavras pra tratar de você e de seu talento. Beijão!

      Excluir